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20210617

Asas sobre o oceano espanhol - Sikorsky S-40

 Imagem e texto (resumido) da publicação da Magazine Popular  Mechanics de novembro de 1934.


Na imagem, um Clipper gigante de asas prateadas pegando passageiros e correspondência em um dos portos de escala onde os navios piratas outrora ostentavam a bandeira pirata "Jolly Roger". A mulher nativa e a criança do tipo frequentemente vislumbrado pelos passageiros do clipper quando visitavam as cidades do Caribe. A hora da festa no Velho México traz o bravo cavalheiro para cortejar sua senorita sob uma suave lua do sul, uma cena ao lado das águas caribenhas.

Jolly Roger
Só ontem, ao que parece, um navio de madeira vasculhava os mares e perseguia galeões atraz de peças douradas de ouro. Barba Negra, Capitão Kidd e Sir Henry Morgan espalharam o terror sobre aquele trecho de água conhecido como o Main Spanish. Hoje, asas prateadas voam sobre o mar espanhol, onde velas brancas outrora batiam contra o vento. Clippers comerciais avançam pelos céus como meteoros e pousam em portos onde os piratas costumavam se esconder, esperando suas presas.

Sob a boca dos canhões, paredes dos fortes e dentro das covas dos piratas, os hidroaviões de asas largas da frota Pan-Americana transportam passageiros, correio e cargas de comércio acelerarando a pulsação da vida nas Antilhas. 

Antigamente, demorava muito para se cruzar o Main Spanish hoje é questão de horas. Os passageiros reclinam-se em acentos de veludo macio, bebem bebidas geladas e admiram o mar turquesa e as ilhas com palmeiras. Mas nunca por um minuto eles estão fora de contato com a civilização, o operador do rádio fica sentado em seu posto, transmitindo ordens aos pilotos que guiam seus aviões com uma precisão que faria um pirata enrubescer de inveja.

A vida esta mais seguras no territorio espanhol do que nunca. Milhões de passageiros foram transportados e centenas de milhões de milhas voadas, mas nenhum passageiro nas linhas da Pan American sofreu um grande desastre.

Este registro é mantido sob a mais estrita disciplina de qualquer organização militar já configurou. Os pilotos são treinados não apenas em mecânica e aerodinâmica, mas também na mais delicada questão de responsabilidade. A Pan American desenvolveu 147 aeroportos e 72 estações de rádio terrestres, além de outras tantas estações meteorológicas privadas mantenha contato com suas aeronaves no ar.

E enquanto nos dias anteriores um cruzeiro pelas Índias Ocidentais era repleto de perigos por parte daquela fraternidade sangrenta da pirataria, hoje é um dos lugares mais seguros para se visitar.

Agora voce pode cobrir por via aérea as rotas usadas pelos galeões espanhóis e seus comboios navais no transporte de tesouros de Cartagena no Novo Mundo para Cádiz na Espanha.

Nas muralhas do Forte Charles, o almirante Horatio Nelson andava de um lado para o outro, esperando um ataque da frota francesa, que nunca aconteceu. A outrora a movimentada orla marítima está quase deserta, enquanto Kingston, do outro lado do porto, prospera. Os navios crivados de tiros que ostentavam a Jolly Roger sumiram; as orgulhosas figuras de proa de fragatas eriçadas não existem mais. Mas em qualquer manhã ou noite, com o nascer e o pôr do sol, você pode ver um grande pássaro de asas prateadas mergulhar nas águas azuis enquanto passa por cima do ninho abandonado de piratas artilheiros.

 Segundo o site Pan An Clipper Flyin Boats:

O primeiro avião pan-americano a ser chamado de "Clipper", o S-40 originou-se a partir do desejo de Juan Trippe e Charles Lindbergh por um transporte forte, robusto e de alta capacidade de quatro motores para servir como um transatlântico do ar. Originalmente concebido no final de 1928, o S-40 fez seu primeiro voo de teste abril de 1931, e em 10 de outubro de 1931, a primeira-dama Lou Hoover, esposa do presidente Herbert Hoover, batizou o primeiro S-40 de "American Clipper". 

Em 19 de novembro de 1931, o Americano Clipper fez seu primeiro voo de passageiros, para Cristobal, na Zona do Canal do Panamá, via Kingston, Jamaica e Barranquilla, Colômbia. O conselheiro técnico pan-americano Charles Lindbergh estava no comando do voo até Baranquilla, com Basil Rowe como copiloto...(continua).

Detalhes técnicos do S-40:

  • Comprimento: 23,47 metros;
  • Envergadura: 34,75 metros;
  • Peso Bruto: 15.422 kg;
  • Motores: Quatro motores radiais Pratt & Whitney Hornet, inicialmente de 575 HP, mais tarde 660 HP;
  • Alcance: 1450 km;
  • Velocidade máxima: 220 km/h;
  • Velocidade do cruzeiro: 185 km/h.

Leia mais em:

https://www.clipperflyingboats.com/pan-am/sikorsky-s-40

E neste mesmo blog no link:

 http://aerosngcanela.blogspot.com/search?q=Sikorsky+S-40

 

 Post (462) Junho de 2021