Imagem e texto (resumido) da publicação da Magazine Popular Mechanics de novembro de 1934.
Na
imagem, um Clipper
gigante de asas prateadas pegando passageiros e correspondência em um dos
portos de escala onde os navios piratas outrora ostentavam a bandeira pirata
"Jolly Roger". A mulher nativa e a criança do tipo frequentemente
vislumbrado pelos passageiros do clipper quando visitavam as cidades do Caribe. A
hora da festa no Velho México traz o bravo cavalheiro para cortejar sua
senorita sob uma suave lua do sul, uma cena ao lado das águas caribenhas.
Jolly Roger |
Sob a boca dos canhões, paredes dos fortes e dentro das covas dos piratas, os hidroaviões de asas largas da frota Pan-Americana transportam passageiros, correio e cargas de comércio acelerarando a pulsação da vida nas Antilhas.
Antigamente, demorava muito para se cruzar o Main Spanish hoje é questão de horas. Os passageiros reclinam-se em acentos de veludo macio, bebem bebidas geladas e admiram o mar turquesa e as ilhas com palmeiras. Mas nunca por um minuto eles estão fora de contato com a civilização, o operador do rádio fica sentado em seu posto, transmitindo ordens aos pilotos que guiam seus aviões com uma precisão que faria um pirata enrubescer de inveja.
A vida esta mais seguras no territorio espanhol do que nunca. Milhões de passageiros foram transportados e centenas de milhões de milhas voadas, mas nenhum passageiro nas linhas da Pan American sofreu um grande desastre.
Este registro é mantido sob a mais estrita disciplina de qualquer organização militar já configurou. Os pilotos são treinados não apenas em mecânica e aerodinâmica, mas também na mais delicada questão de responsabilidade. A Pan American desenvolveu 147 aeroportos e 72 estações de rádio terrestres, além de outras tantas estações meteorológicas privadas mantenha contato com suas aeronaves no ar.
E enquanto nos dias anteriores um cruzeiro pelas Índias Ocidentais era repleto de perigos por parte daquela fraternidade sangrenta da pirataria, hoje é um dos lugares mais seguros para se visitar.
Agora voce pode cobrir por via aérea as rotas usadas pelos galeões espanhóis e seus comboios navais no transporte de tesouros de Cartagena no Novo Mundo para Cádiz na Espanha.
Nas muralhas do Forte Charles, o almirante Horatio Nelson andava de um lado para o outro, esperando um ataque da frota francesa, que nunca aconteceu. A outrora a movimentada orla marítima está quase deserta, enquanto Kingston, do outro lado do porto, prospera. Os navios crivados de tiros que ostentavam a Jolly Roger sumiram; as orgulhosas figuras de proa de fragatas eriçadas não existem mais. Mas em qualquer manhã ou noite, com o nascer e o pôr do sol, você pode ver um grande pássaro de asas prateadas mergulhar nas águas azuis enquanto passa por cima do ninho abandonado de piratas artilheiros.
Segundo o site Pan An Clipper Flyin Boats:
O primeiro avião pan-americano a ser chamado de "Clipper", o S-40 originou-se a partir do desejo de Juan Trippe e Charles Lindbergh por um transporte forte, robusto e de alta capacidade de quatro motores para servir como um transatlântico do ar. Originalmente concebido no final de 1928, o S-40 fez seu primeiro voo de teste abril de 1931, e em 10 de outubro de 1931, a primeira-dama Lou Hoover, esposa do presidente Herbert Hoover, batizou o primeiro S-40 de "American Clipper".
Em 19 de novembro de 1931, o Americano Clipper fez seu primeiro voo de passageiros, para Cristobal, na Zona do Canal do Panamá, via Kingston, Jamaica e Barranquilla, Colômbia. O conselheiro técnico pan-americano Charles Lindbergh estava no comando do voo até Baranquilla, com Basil Rowe como copiloto...(continua).
Detalhes técnicos do S-40:
- Comprimento: 23,47 metros;
- Envergadura: 34,75 metros;
- Peso Bruto: 15.422 kg;
- Motores: Quatro motores radiais Pratt & Whitney Hornet, inicialmente de 575 HP, mais tarde 660 HP;
- Alcance: 1450 km;
- Velocidade máxima: 220 km/h;
- Velocidade do cruzeiro: 185 km/h.
Leia mais em:
https://www.clipperflyingboats.com/pan-am/sikorsky-s-40
E neste mesmo blog no link:
http://aerosngcanela.blogspot.com/search?q=Sikorsky+S-40