✈John
Britten e Desmond Norman, fundadores da Britten-Norman iniciaram as atividades
da empresa focada no desenvolvimento de equipamentos para pulverização. No
início de 1960 eles voltaram sua atenção para design de aeronaves com
finalidades de transporte comercial.
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BN-2 Islander |
Em
1963 o BN-2 Islander (bimotor) foi concebido, este seria o precursor do Trislander.
O
projeto Islander foi bem sucedido e a produção começou na Ilha de Wight, no
Reino Unido. De muitas maneiras, o Islander poderia ser considerado uma
versão de reduzida potência do Twin Otter, possui trem de pouso fixo e foi
projetado para operação em áreas remotas.
Ele
foi desenvolvido para ser uma alternativa de baixo custo para os velhos
biplanos britânicos DH-89A Dragão Rapide, que em 1937 equipavam
numerosas companhias de aviação comercial, entre elas a VARIG, no Brasil, e em
1945 a CTA (Companhia de Transportes Aéreos) em Portugal.
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DH-89A Dragão Rapide |
O
Britten Norman Islander foi um sucesso de fato, foi o melhor avião comercial a
venda em sua época na Europa Ocidental.
O
Trislander seu sucessor, foi uma aeronave civil de 18 assentos, e o que a
torna diferenciada é o fato de ser impulsionada por três motores a pistão.
Começou a ser produzida na Ilha de Wight ao largo de Hapshire no sul da
Inglaterra, mais tarde também foram produzidos na Romênia e entregues via Bélgica
para certificação na Grã-Bretanha.
Em
11 de Setembro de 1970 o Trislander fez o seu primeiro vôo.
Desenhado
por John Britten e Desmond Norman o Trislander é o desenvolvimento mais
conhecido da Britten-Norman.
Ele
foi derivado do bimotor Islander, tendo sua fuselagem alongada, reforçada, trem
de pouso triciclo fixo e um terceiro motor acrescentado na linha central da
fuselagem em cima da barbatana.
O Trislander tem características excepcionais e de manuseio a baixa velocidade, resistência prolongada, aumento da carga útil, baixa assinatura de ruído e custos operacionais econômicos.
O Trislander tem características excepcionais e de manuseio a baixa velocidade, resistência prolongada, aumento da carga útil, baixa assinatura de ruído e custos operacionais econômicos.
Ainda
na euforia do sucesso desta aeronave, chegou-se a pensar em uma maior, com as
mesmas configurações motoras, mas esta intenção nunca saiu do papel.
Em
Julho de 1971 o primeiro construído entrou em serviço na Aurigny Air
Services Limited baseados em Guernsey.
Em
1982 a produção inicial cessou após 73 terem sido vendidos e entregues, com
mais sete Trislanders não vendidos, quando Pilatus Britten Norman vendeu uma
licença de fabricação para a Aviation
Corporation Internacional (IAC) da Flórida. A intenção da IAC era
de inicialmente construir 12 Trislanders (a serem conhecido
como Tri-CommutAir’s) a partir de kits de peças fornecidas pela
Britten-Norman antes de empreender a produção plena,, mas esses planos não
deram em nada.
Características
gerais:
Tripulação: 1
ou 2
Capacidade: 16
a 18 passageiros
Comprimento: 15,01
m
Envergadura: 16,15
m
Altura:
4,32 m
Área
da asa: 31,31 m 2
Tara:
2.650 kg
Max
peso descolagem: 4.536 kg
Motorização: 3
× Lycoming O-540-E4C5 arrefecidos a ar 260
cv cada
Hélices: duas
pás Hartzell HC-C2YK-2G / C8477-4, de
velocidade constante
Velocidade
máxima: 290 km / h ao nível do mar
A
velocidade de cruzeiro: 249 km / h a 4.000 m
Autonomia:
1.609 km
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Post
(323) - setembro de 2017