20190201

O bombardeiro supersônico Avro 730



Em 1951, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, enfrentando as ameaças da Guerra Fria, o governo britânico sob a liderança de Winston Churchill (1) e a Royal Air Force (RAF) estavam empenhados em preservar e fortalecer sua capacidade estratégica de defesa e ataque. Além disso, relatórios da inteligência indicaram que a URSS estava planejando uma ação maciça de natureza não especificada em 1953.
Em particular, o Comando de Bombardeiros da RAF estava empenhado em substituir os seus bombardeiros por modelos mais capazes providos das mais recentes tecnologias, entre elas: propulsão e armas nucleares.

Nesta época, final da década de 1940 e início dos anos 50, a RAF contava com uma frota de bombardeiros a jato composta por três aeronaves, Vickers Valiant, Avro Vulcan e Handley Page Victor, conhecidos coletivamente como V-Bombers. Os bombardeiros em V foram construídos para serem armados com a primeira geração de armas nucleares da Grã-Bretanha, designada como Danúbio Azul.

Foi quando surgiu o projeto Avro 730, esta aeronave deveria ter um raio de ação que atingisse a União Soviética evitando as suas defesas aéreas.

Em 1954, uma especificação foi emitida para uma aeronave capaz de uma velocidade de cruzeiro Mach 2,5 a uma altitude de 20 km e um alcance de 9.260 km. Durante o verão de 1955, a Avro recebeu o contrato para desenvolver o Type 730. O 730 era um avião canard para três tripulantes, com um comprimento de asa de 49,8 m e uma área de asa de 185,8 m².
Foi planejado para reconhecimento e bombardeiro estratégico pela Avro Aircraft para a RAF. Tinha sido originalmente concebido em conformidade com especificações do Ministério da Aeronáutica OR.330.

 O projeto evoluiu e foi modificado para atender as novas especificações da RB.156T, uma aeronave de bombardeio de reconhecimento de alta velocidade capaz de realizar a missão de entrega de armas nucleares. O 730 revisado que originalmente possuía quatro motores foi acrescido de mais quatro, perfazendo um total de oito motores alojados em dois pods, e a área de asa aumentada, bem como o diâmetro de fuselagem para pouco menos de 3m e o comprimento de fuselagem reduzido para 48 m.


No início de 1957, a primeira fuselagem do 730 estava bem avançada na fábrica de Chadderton da Avro, quando Duncan Sandys (2) anunciou sua decisão de cancelar todo o trabalho na maioria das aeronaves tripuladas e o que seria o primeiro bombardeiro Mach 2+ do mundo acabou na lixeira.
Se o Avro 730 tivesse entrado em serviço, ele teria substituído os V-Bombardeiros como a principal plataforma aerotransportada nuclear da Grã-Bretanha.

Parte da razão para o cancelamento foi à percepção de que, no momento em que entrariam em serviço, as capacidades antiaéreas soviéticas teriam melhorado a ponto de não conseguirem ter sucesso em sua missão e outro fator foi uma preferência pelo desenvolvimento de mísseis a aeronaves tripuladas.
 
Características gerais do Avro 730

Tripulação: 3
Comprimento: 48 m
Envergadura: 18,2 m
Área das asas: 185,8 m²
Peso carregado: 99.790 kg
Motorização: 8 × Armstrong Siddeley P.176 turbojatos, 43,2 kN cada 
Velocidade máxima: Mach 3 (3.200 km / h)
Velocidade de cruzeiro: Mach 2.5 (2.660 km / h)
Autonomia: 9.260 km
Teto de serviço: 20 km
 

(1) Winston Leonard Spencer-Churchill foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
(2) Edwin Duncan Sandys, Barão Duncan-Sandys, foi um político britânico e ministro em sucessivos governos conservadores nos anos 1950 e 1960. Ele era o genro de Sir Winston Churchill.

Post (361) – Fevereiro de 2019