20210526

Curtiss P-40 Warhawk /Tomahawks /Kittyhawk

Vejam a imagem e texto de uma publicidade publicada na revista Flying Magazine de fevereiro de 1942, e texto complementar da wikipedia. 


Texto da imagem:

“Curtiss P-40 aos milhares.
A habilidade de combate sozinho já ganhou fama para o Curtiss P-40 no conflito mundial de hoje...
Ainda assim, o fato brilhante ser registrado é que milhares deles foram produzidos em uma época em que o poder de ataque era tão desesperadamente necessário. Hoje a produção continua inabalável. Os Curtiss P-40 estão em todas as frentes de batalha. Tomahawks e Kittyhauks estão em uso pelos britânicos. O Warhawk está complementando os modelos anteriores agora em serviço na Força Aérea do Exército dos EUA
“CURTISS WRIGHT Corporation DIVISÃO DE AVIÕES”

Segundo a Wikipédia

O foi um avião monomotor norte-americano, mono lugar de asa baixa. Construído completamente em metal utilizado como avião de ataque ao solo, voou pela primeira vez em 1938, e foi usado em grande número durante a WW2.
O P-40 resultou de um desenvolvimento da célula do caça P-36 Hawk de modo a se poder alcançar uma produção em massa de aviões sem uma perda significativa de tempo gasto em desenvolvimento.
Quando a produção terminou, em Novembro de 1944, 13.738 P-40 tinham sido produzidos; eles foram usados pelas forças aéreas de 28 países até 1948.

Warhawk foi o nome que o United States Army Ais Corps (USAAC) adotou para todos os modelos, fazendo com que todos os P-40 nos USA tivessem esse nome.
Tomahawks foi como as forças aéreas do Império Britânico chamavam os seus modelos equivalentes aos P-40B e P-40C, e...
Kittyhawk eram como eram chamados os modelos equivalentes ao P-40E e versões posteriores.

A falta de compressor de dois estágios fez com que o P-40 obtivesse uma atuação bastante inferior aos caças da Luftwaffe  nos combates a altas altitudes. Por este motivo o P-40 foi pouco usado no teatro de operações do noroeste da Europa.
No entanto, entre 1941 e 1944, o P-40 teve um papel crucial com as forças aéreas aliadas em cinco grandes teatros da guerra: China, Mediterrâneo, Sudeste da Ásia, Sudoeste do Pacífico e na Europa Oriental. 


O P-40 teve o seu batismo de fogo com os esquadrões na Força aérea do Deserto do Império Britânico, em agosto de 1942. O fraco desempenho a grandes altitudes do P-40 não era crítica no Norte da África  e  Oriente-Médio, onde a sua capacidade de transporte de bombas, blindagem e grande raio de ação o tornavam muito valioso.
O 112º Esquadrão da RAF foi o primeiro a usar os Tomahawks no Norte da África. Este esquadrão copiou as famosas bocas de tubarão, utilizadas pelos caças-bombardeiros Messerschmitt Me 110 Zerstörer, da Luftwaffe, e a marca foram posteriormente adotadas pelos P-40 pertencentes à esquadrilha  Tigres voadores na China.

Especificações do P-40E-1:

Motor: Allison V-1710-39 12 cilindros em V com refrigeração a líquido, 1.150 HP a 3.000 RPM; Hélice: De metal de velocidade constante de três lâminas;
Capacidade interna de combustível: 564 litros e previsão para um tanque de auxiliar de 197;
Velocidade máxima, 539 km/h a 1.525 m, 582 km/h 4.575 m;
Autonomia: 845 km;
Peso vazio equipado: 2.880 kg;
Carga normal: 3.814 kg;
Carga máx: 4.131 kg;
Envergadura: 11,38 m;
Comprimento: 9,68 m;
Altura: 3,76 m;
Área da asa: 21,92 m2;
Armamento: 6 metralhadoras Colt-Browning M2 de 12,7 mm com 281 RPG, provisão para uma bomba até 227 kg.

Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Curtiss_P-40

Post (454) Maio de 2021