20240808

Jump-Jet Airliner


Texto de uma postagem da Popular Mechanics de Junho de 1983...Se você está perplexo, você não é o único. 

Durante décadas, os projetistas neste país e no exterior têm se empenhado em um esforço intermitente para desenvolver exatamente essa máquina - uma aeronave comercialmente viável que combina a virunidade de um helicóptero com a velocidade, a ergonomia e o conforto. de um avião a jato de asa fixa. Em outras palavras, o Santo Graal da aviação comercial.

 Um passo ambicioso em direção a uma nova tecnologia aeronáutica Diz Masanori Endoh, que ouviu falar do programa de desenvolvimento NAL VTOL, que a aeronave provocará uma revolução na aviação comercial.

 “Devemos construir este grande avião VTOL o mais rápido possível”, diz Endoh, porque isso abrirá o caminho para uma nova rede de transporte adequado para o século XXI. Depois de construí-lo, não precisaremos mais de aeroportos
convencionais”.

 A aeronave de Endoh ainda não está na pista, é claro. Vários obstáculos permanecem não superados, como o aperto excessivo dos orçamentos governamentais e certos desafios de design, incluindo o desenvolvimento de um ventilador de elevação potente e confiável.

 No entanto, apesar dos numerosos designs promissores, bem como de um punhado de protótipos e modelos de produção (mais notavelmente o Bell Being V-22 Osprey agora esta em testes para as Forças Armadas dos EUA), a maioria existente e pré apresentada por Endoh, o primeiro vôo do Aeronaves VTOL com posicionamento final foram máquinas movidas a hélice, tilt-stars, tilt-wings e outras aeronaves projetadas para trajetos curtos, pequenas cargas úteis e baixas velocidades. Aeronaves finas, em muitos casos, mas sem as especificações para competir com outros modos de transporte interessante.

  Eu, por outro lado, você tem algumas boas chances de que possa haver um emprego esperando por você em Tóquio. Lá, projetos de aviação do Laboratório Aeroespacial Nacional (NAL) estão trabalhando para criar exatamente esse tipo de aeronave. Na foto aqui está o que a equipe descobriu até agora.

 O protótipo VTOL não chegará antes de mais de uma década, pelo menos. Mas há motivos para otimismo. De acordo com Endoh, estudos preliminares do sistema de propulsão da aeronave proposta, bem como análises computacionais e testes em túnel de vento de sua estrutura de ar, sugerem que a aeronave NAL e atenderá a todos os critérios descritos acima.

 Não é preciso ser um expert aeronáutico para apreciar o apelo de um VTOL, de transporte. Basta perguntar a qualquer viajante infeliz que tenha enfrentado o trânsito intenso na estrada de ida e volta para aeroportos distantes ou auxiliado na decolagem em uma pista lotada.

Post (479) Agosto de 2024