"Um dia desses me deparei com uma publicação
na net que dava conta de um recorde de tempo em voo, só que desta vez com
re-abastecimento em pleno voo, em 1958.
Pensei: esta geração americana que viveu entre os anos 50 e 60 possuíam alguns parafusos soltos na cabeça, tanto é que conseguiram chegar à lua, ir até a lua com aquela tecnologia, não era coisa de gente normal."
Pensei: esta geração americana que viveu entre os anos 50 e 60 possuíam alguns parafusos soltos na cabeça, tanto é que conseguiram chegar à lua, ir até a lua com aquela tecnologia, não era coisa de gente normal."
Em 1959 um pequeno avião bateu um recorde
que permanece até hoje: dois americanos, Jim Heth e Bill Burkhart, pegaram um Cessna
172, instalaram tanques extras, uma gambiarra para trocar óleo do motor com ele
em funcionamento e decolaram.
Tempo de voo: 64 dias, 22 horas, 19 minutos e 5 segundos.
Para abastecer o avião no ar os pilotos
usaram um caminhão que acompanhavam o avião enquanto bombeavam gasolina. Uma
modalidade única e perigosa de reabastecimento aéreo.
Só não é viável com aviões rápidos demais,
no meio do oceano, etc. E isso complica a vida da aviação.
Desde os primórdios da aviação a autonomia é
um problema, e na década de 1920 já ensaiavam essa manobra, que continua sendo
uma das coisas mais perigosas e enervantes que um piloto precisa fazer. Tom
Clancy (1) dizia que reabastecimento em vôo é a coisa mais antinatural
envolvendo aeronaves.
O lendário Cessna 172 N9217B está hoje em
exposição no saguão do aeroporto de McCarran de Las Vegas.
Leia
o artigo completo em :
http://www.avioesemusicas.com/quantas-horas-voce-acha-que-um-cessna-172-seria-capaz-de-voar-sem-pousar.html
http://www.avioesemusicas.com/quantas-horas-voce-acha-que-um-cessna-172-seria-capaz-de-voar-sem-pousar.html
(1) Thomas Leo "Tom" Clancy, Jr. (12/04/1947 – 1 /10/2013) foi um escritor e historiador americano conhecido pelos seus enredos detalhados de espionagem e de ciência militar que ocorrem durante e depois da Gerra Fria.