20190827

Payen PA-22 Fléchair


Em 1935, o projetista de aviões Nicolas Roland Payen, Frances, desenvolveu uma aeronave experimental de configuração radical de asa dupla que ele apelidou de "Fléchair" (Flecha). 


 A aeronave tinha um projeto não convencional, como seu conjunto principal de asas delta e na frente asas convencionais curtas. Seu trem de pouso dianteiro era fixo e o cockpit estava mais atrás do que o normal.


O PA 22 / 1R deveria ser alimentado por uma forma inicial de motor Ramjet [1] conhecida como Melot 1R.

Este projeto foi concebido para participar da corrida aérea “Coupe Deutsch de la Meurthe” de 1939. Infelizmente, o motor Melot não conseguiu desenvolver o impulso necessário e o “Coupe Deutsch de la Meurthe” foi cancelado devido ao início da Segunda Guerra Mundial.


Posteriormente Payen redesenhou a aeronave para um motor invertido em linha Regnier 180 CV de seis cilindros refrigerados a ar designado PA 22/2, e foi concluído no final de 1939. 

Enquanto estava sendo testado no túnel de vento em Chalais-Meudon, Paris quando os alemães invadiram a França e o confiscaram.
As forças de ocupação alemãs ficaram intrigadas com o projeto e completaram o teste do túnel de vento.

A aeronave foi renomeada para BI + XB, pintada com as cores alemãs e transferida para Villacoublay.

Em outubro de 1942, o piloto de testes de Payen, Jacques Charpantier, completou o primeiro vôo. Um programa de testes de vôo foi iniciado, e antes de ser concluído, Payen convenceu as autoridades alemãs que modificações eram necessárias e mandou o protótipo retornar à sua fábrica em Juvisy.

Melhorias incluindo uma hélice de passo variável e tanques de combustível suplementares foram iniciados, mas em 1943 um ataque aéreo aliado ao pátio ferroviário de Juvisy também atingiu a fábrica, destruindo o PA 22, único protótipo construído.

Características gerais:

Tripulação: 1
Comprimento: 7,48 m
Envergadura: 4,8 m  
Altura: 2,35 m  
Área da asa: 10 m 2  
Peso vazio: 560 kg  
Peso máximo de descolagem: 955 kg
Motorização: 1 × Motor de pistão Regnier R.6 com 6 Cilindros em linha com resfriamento a ar invertido, 180 HP
Velocidade máxima: 360 km / h  
Velocidade de cruzeiro: 330 km / h
Autonomia: 1.200 km
Teto de serviço: 5.600 m

1 - Ramjet é um tipo de motor a jato que não possui partes móveis e pode ser particularmente bem utilizado em aplicações que requeiram motores simples e pequenos.

 Post (390) – Agosto de 2019