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Bombardeiro Handley Page Halifax

 

Halifax, também chamado de Handley Page Halifax, foi um bombardeiro pesado britânico usado durante Segunda Guerra Mundial . Foi projetado por Handley Page Ltd. em resposta a uma exigência de 1936 da Royal Air Force (RAF) para um bombardeiro movido por dois motores Rolls-Royce Vulture de 24 cilindros. No entanto, o Vulture encontrou problemas no desenvolvimento, e o projeto do bombardeiro foi reformulado em 1937 para levar quatro Rolls-Royce Merlins. O resultado foi um bombardeiro pesado quadrimotor com design de asa média e cauda dupla, que voou pela primeira vez em outubro de 1939, entrou em produção no ano seguinte e começou a servir no Comando de Bombardeiros em março de 1941.

Equipado com os motores Merlins de 1.640 HP. O Halifax tinha uma envergadura de 31,7 m e 22 m de comprimento. Ele tinha uma velocidade máxima de 450 km/h e um teto de 7.300 m, embora o último fosse substancialmente mais baixo quando transportava uma carga de combate completa.

Com uma carga de bomba 2.600 kg, o Halifax tinha um alcance de 3.000 km e podia carregar sua carga total de 5.900 kg a um alcance de 1.600 km.

A escassez de motores Merlin levou à produção de várias centenas de Halifaxes movidos por motores radiais mais potentes, os Bristol Hercules refrigerados a ar. Estes entraram em serviço no início de 1944 e foi uma melhoria em relação aos Halifaxes com motor Merlin, mas ainda eram muito inferiores ao principal bombardeiro quadrimotor em serviço da RAF  o Lancaster. 

As primeiras versões do Halifax eram armadas com uma torre de cauda acionada por um motor, equipada com quatro metralhadoras de 7,7 mm. Possuía ainda outras torres motorizadas sendo, uma na fuselagem superior e outra na barriga e mais duas na bolha do nariz. Versões posteriores removeram a torre central onde foi montando um sistema de bombardeio por radar H2S em seu lugar, substituíram a torre superior de canhão duplo por uma de montagem de quatro metralhadoras e apenas uma única metralhadora em uma montagem flexível no nariz.

Em comum com os de outros bombardeiros da RAF, as metralhadoras do Halifax foram gravemente ultrapassadas por caças alemães armados de canhão - uma área em que os bombardeiros americanos eram servidos por suas metralhadoras pesadas de 12,7 mm. O Halifax foi usado principalmente em ataques noturnos contra cidades alemãs. No entanto, foi menos bem-sucedido nessa função do que o Lancaster, e um número significativo de Halifaxes foram usados para reconhecimento marítimo, como rebocadores de planadores, como transportes de paraquedistas, particularmente em quedas de armas e agentes para combatentes da Resistência na Europa ocupada pelos alemães, e como transportes de pessoal e carga de alta prioridade. 

Especificações gerais:
Tipo / Missão: Bombardeiro pesado;
Pa¡s de origem: Reino Unido;
Fabricante: Handley Page Aircraft Company;
Per¡odo de produção: 1940-1945;
Quantidade produzida: 6.176 até os anos de 1946;
Primeiro voo: 25 de outubro de 1939;
Introduzido em: 13 de novembro de 1940;
Aposentado em: 1961 (Força Aerea do Paquistão);
Tripulação: 7 

Especificações (Modelo: Halifax Mk.III) :
Comprimento: 21,82 m;
Envergadura: 31,75 m;
Altura: 6,32 m; 
Peso carregado: 24.675 kg;
Motores: 4 x Bristol Hercules XVI radial 1.615 HP cada;
Velocidade m xima: 454 km/h;
Alcance (MTOW): 3.000 km;
Teto m ximo: 7.315 m;
 Armamentos: 8 x metralhadoras Browning M1919 7,7mm, 1 x metralhadora Vickers K 7,7mm
Bombas: 5.897 kg de bombas.

Texto de: John F. Guilmartin, Professor Associado de História, Ohio StateUniversity,Columbus(resumido).

https://www.britannica.com/technology/Halifax-aircraft

Post (412) - Dezembro de 2020