20210221

Aeronave a jato Ilyushin. Jet IL-40

 

Após a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), o papel do ataque ao solo ainda era uma consideração importante para as forças aéreas mundiais. Previa-se que a próxima guerra na Europa ocorreria entre o Império Soviético e as potências européias, bem como os Estados Unidos. Com isso viria uma grande guerra terrestre envolvendo muitos tanques e, para conter essa ameaça, aeronaves de ataque ao solo dedicadas ainda eram necessárias.

Em 1950, o início da década viu o primeiro uso em combate na linha de frente de caças a jato - durante a Guerra da Coréia - e os bombardeiros logo foram superados por aeronaves a jato. O trabalho adicional em turbojatos significa que eles se tornaram mais eficientes, compactos, confiáveis ​​e poderosos. Os jatos monomotores estavam se tornando comuns e comprovados como o soviético Mikoyan-Gurevich MiG-15 e o americano F-86 "Sabre".

O trabalho em uma nova plataforma de ataque ao solo para a Força Aérea Soviética começou neste mesmo ano, com a Ilyushin focada nos motores a jato. Até o momento, a empresa era bem conhecida por sua contribuição da era da 2ª Guerra Mundial com o IL-2 "Sturmovik" de dois assentos e propulsionado a hélice, que era considerado um tanque blindado voador. Para o novo projeto, optou-se pela instalação de um par de motores turbojato Mikulin AM-5 desenvolvendo 2.150 kgf de empuxo e fixados em naceles ao lado de uma fuselagem de metal tubular. A cabine foi instalada na popa de um conjunto de cone de nariz longo ficando a aeronave semelhante a uma espingarda de cano duplo frontal, Uma abordagem convencional de leme de aleta única foi dada à cauda com planos horizontais intermediários apresentados.


A envergadura principal tinha um ângulo para traz de 35 graus e vários controles para altas velocidades. Possuía um trem de pouso triciclo retrátil. Três freios de mergulho permitiram um controle aprimorado ao entrar em uma ação de ataque. A tripulação tinha dois membros e eles sentaram em conjunto com a blindagem completa.
Como era tradicional em aeronaves de ataque ao solo Ilyushin, o núcleo da sua estrutura era um casco blindado que protegia ambas as posições da tripulação, os seis tanques de combustível e parte do rádio e equipamento elétrico. A espessura da casca variava de 3 a 8 mm. O anteparo que protegia o piloto na frente tinha 10 mm. O cockpit envidraçamento também era à prova de balas. O atirador era protegido por uma armadura de 4–10 mm. O peso total da blindagem e do vidro à prova de balas era de 1.918 kg. Cada posição da tripulação também deveria ter um assento ejetável.

O armamento proposto eram canhões da série Nudelman-Rikhter NR-23 de 6 x 23 mm instalados na seção do nariz. Um sistema NR-23 adicional seria instalado em uma barbeta de cauda. Além desse conjunto de armamento fixo e padrão, a aeronave também estava sendo projetada com a capacidade de transportar bombas em compartimentos internos e nas asas e suportes tipo rack. As bombas sob as asas poderiam ser substituídas por foguetes ar-superfície ou tanques de combustível extras, melhorando o alcance operacional.


Em 1952, janeiro, Ilyushin finalizou o IL-40 e o submeteu para possível aprovação. As autoridades gostam do que foi prometido e foi contratada a construção de um protótipo.

Em 1953, o protótipo foi concluído efetuando o seu primeiro vôo em 7 de março deste mesmo ano, com sucesso. No final do mês, o armamento do canhão foi instalado e testado ativamente, mas foi aqui que o IL-40 apresentou sua deficiência crítica - o disparo das seis armas afetou os motores a ponto de os sistemas explodirem devido à ingestão das armas por gases propelentes. Assim, quatro canhões da série AM-23 foram substituídos e um novo hardware de montagem de arma instalado. Portas de disparo foram movidas mais adiante para melhor desviar os gases de saída e mantê-los das entradas do jato.

Em 1954, tendo este trabalho atrasado o programa consideravelmente, a aeronave foi transferida para os testes oficiais da Força Aérea Soviética.

Os problemas com os canhões persistiram, mas a aeronave era uma boa plataforma de artilharia e desempenho de alta velocidade em seu núcleo. Para remediar o problema das armas ainda mais, um novo projeto de protótipo foi empurrado através do qual realocou as armas para uma posição sob o nariz e as aberturas de admissão do motor foram visivelmente alongadas para frente, por meio de dutos adicionais, além do nariz original da aeronave. A Tumansky também entregou uma forma melhorada do motor AM-5F, o RD-9V, que prometia aumentar o desempenho geral da aeronave a jato.

Em 1955, as autoridades soviéticas aceitaram esta revisão e financiaram o segundo protótipo IL-40 que se tornou o "IL-40P", realizando o seu primeiro vôo no dia 14 de fevereiro com os testes subseqüentes revelando uma aeronave melhor do que sua oferta original.

A Força Aérea ordenou produção da plataforma de ataque em cerca de quarenta exemplares. No entanto, antes que a produção pudesse realmente ganhar força e depois de cinco exemplos de qualidade de produção já terem sido concluídos, o projeto IL-40 foi cancelado pela Força Aérea uma vez que a sua doutrina do campo de batalha ter seguido uma crescente dependência de armas nucleares para assumir o papel de aeronaves dedicadas de ataque ao solo.
Um total de sete aeronaves originadas do IL-40 foi produzido durante o programa de curta duração. Várias outras versões, incluindo um bombardeiro torpedeiro,o IL-40T e um observador de artilharia, oIL-40K, também foram planejados, mas deram em nada.

Em 1960, final da década, o IL-40 emergiu como um competidor em uma versão como o IL-102, mas perdeu para o que se tornou o T-8 do rival Sukhoi.

Em 1982, o IL-102 efetuou o seu primeiro vôo e realizando um total de 367 vôos de teste, recebendo boas críticas de seus pilotos.

Características gerais:

Tripulação: 2;
Comprimento: 17.215 m;
Envergadura: 17 m;
Altura: 5,76 m;
Área da asa: 54,1 m 2;
Peso vazio: 8.500 kg;
Peso bruto: 16.600 kg;
Peso máximo de decolagem: 17.600 kg;
Motorização: 2 × motores turbojato Tumansky RD-9V pós - combustão, 5.730 lbf cada, 7.170 lbf com pós-combustor;
Velocidade máxima: 993 km / h;
Alcance: 1.320 km com tanques de queda;
Teto de serviço: 11.600 m;
Armas: 4 × AM-23 de 23 mm canhões no nariz da fuselagem,
1 × canhão AM-23 de 23 mm na torre traseira controlada remotamente;
Baias: 4 sob as asas carregando bombas, foguetes ou tanques;
Bombas: até 1.400 kg de bombas em quatro compartimentos.

Fonte: www.militaryfactory.com

Leia mais em: History of the Design Bureau and its Aircraft, The Osprey Encyclopedia of Russian Aircraft de 1875–1995.

Post (417) - Fevereiro de 2021