“Alguns aviões são tão bonitos que poderiam ficar pendurados em museus de arte, mesmo que não pudessem voar”.
Não é o caso do V-44 que está o próximo de ser avião-maravilha do Pentágono, ele é feio, como um coiote com quatro rotores.
Destaca-se por ter duas asas, cada uma com duas nacelas inclináveis que converte o V-44 de um helicóptero que pode pousar ou decolar em qualquer lugar que caiba um caminhão e que com uma inversão das asas transformarem-se em transporte de asa fixa capaz de voar a 480 km / h.
Ainda na prancheta, o avião designado informalmente de V-44 deriva do V-22 Osprey.
O V-44, usando peças comuns do MV-22, incluindo a adição de novos tanques de combustível e radares para evitar e seguir o terreno. Ele também deverá receber um conjunto aprimorado de guerra eletrônica, assentos adicionais na cabine para um engenheiro de vôo, uma sonda de reabastecimento aéreo e um guindaste de resgate montado internamente.
O seu conceito pode ser rastreado até a década de 1960, quando a Curtiss-Wright Corp. construiu o X-19 (Veja o link 1), que após 50 vôos de teste bem-sucedidos, foi destruído em um acidente. A construção de um segundo X-19 foi descartada.
Convertiplano X-19 |
A idéia de uma plataforma de assalto aéreo do tipo V-44 vem da Bell Helicopter Textron. Tendo se juntado a Boeing no programa derivado do V-22 Osprey, a Bell desenvolveu o conceito para uma fuselagem maior aproximadamente do tamanho de um Hércules C-130.
O duplo A V-22 fornecerá uma capacidade que não existe em nenhum lugar do mundo hoje - e talvez substitua o helicóptero para operações militares.
A aeronave usará um par de sistemas de propulsão idênticos os do V-22. Cada um equipado com dois motores Rolls-Royce Allison AE 1107C 6150 shp.
Os planos de aquisição dos EUA prevêem 360 aeronaves pelo Corpo de Fuzileiros Navais MV-22 e 50 aeronaves CV-22 pela Força Aérea dos EUA.
O V-44 esta sendo projetado para ser um caminhão pesado. Imagine esta aeronave com uma cabine grande o suficiente para transportar internamente um contêiner de 2,5 x 2,5 x 12 m, veículos multifuncionais de alta mobilidade, blindados leves, paletes, ou mesmo transportar 80 a 100 soldados ou 10 a 20 toneladas de equipamentos e suprimentos a uma velocidade superior a 480 km/h em distâncias que variam de 1.600 a 3.200 km e então pousar verticalmente sem a necessidade de pistas ou aeroportos.Segundo os seus idealizadores uma questão é se os quatro rotores poderiam operar em tal proximidade sem criar turbulência que abalaria a aeronave ou tornaria impossível o controle. Para responder a esta pergunta, a Bell se baseia em dados que remontam ao seu tiltrotor de hélice com duto X-22 (Veja o link 2), que voou 500 vôos entre 1966 e 1988.
Bell X-22 |
Os resultados incentivaram Bell a testa-lo, tecnicamente não há razão para esse pássaro não voar. Os engenheiros da Bell Helicopter acreditam que seu conceito estaria muito perto de atender a esses critérios. Assim configurado, ele poderia transportar o dobro da carga útil e oito vezes o volume interno de carga transportada pelo V-22.
Uma verdadeira aeronave multiserviço, supostamente atenderia às necessidades expandidas das operações de manobra de navio para objetivo do Corpo de Fuzileiros Navais, para apoiar a Força Aérea.
Um painel de junta está examinando todas as possibilidades da aeronave.
"-Eles estão olhando para aeronaves de substituição de elevação comum, para incluir um ataque médio, um utilitário e uma aeronave de ataque e anti-blindagem", explica o capitão do Corpo de Fuzileiros Navais Aisha Bakkar-Poe.
Segundo a visão do Corpo de Fuzileiros Navais que ele é o caminho do futuro por ter um alcance tão maior e muito mais rápido que quase torna um helicóptero obsoleto.
Leia mais em: http://johnbatchelormemory.mypage.ru/2837211.html
Heliconair HC-1 |
http://aerosngcanela.blogspot.com/2016/03/heliconair-hc-ii-o-aviao-helicopitero.html
Ouros semelhantes:
(1) Convertiplano X-19: https://en.wikipedia.org/wiki/Curtiss-Wright_X-19
(2) Convertiplano X-22: https://aerosngcanela.blogspot.com/2021/02/convertiplano-bell-x-22.html