20240916

Ryan X-13 Vertijet



O X-13 foi construído para provar o conceito de que um jato poderia decolar verticalmente, fazer a transição para o voo horizontal e retornar ao voo vertical para pouso.

Equipado com um trem de pouso triciclo temporário, o primeiro de dois X-13 voou convencionalmente em dezembro de 1955 para testar suas características aerodinâmicas gerais. Em seguida, foi equipado com um equipamento temporário de "cauda sentada" e, em maio de 1956, este X-13 voou verticalmente para testar suas qualidades pairantes.

O segundo X-13 - em exposição no museu - fez história em abril de 1957, quando completou o primeiro voo de ciclo completo na Base Aérea de Edwards, Califórnia. Ele decolou verticalmente de seu trailer móvel, subiu no ar, desceu em uma atitude nivelada e voou por vários minutos. Em seguida, inverteu o procedimento para o voo vertical e desceu lentamente até seu trailer para um pouso seguro. Este X-13 também fez voos de demonstração na área de Washington, D.C., no final daquele ano.

Mesmo que o X-13 tenha provado com sucesso o conceito original, seu design tinha potencial operacional limitado e a falta de financiamento encerrou o programa em 1958. O X-13 foi transferido para o museu em 1959.

NOTA TÉCNICA:
Motor: Rolls-Royce Avon de 10.000 lbs. empuxo
Velocidade máxima: 350 mph
Velocidade mínima: 0 mph
Teto serviço: 20.000 pés
Peso: 7.200 libras. máximo

Textos e imagens do: DAYTON, Ohio - Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos. (EUA. Foto da Força Aérea).

Post(0494) NG - Setembro de 2024