20150806

O North-American T-6 e a Esquadrilha da fumaça

O North-American T-6 foi um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retrátil, com roda de cauda, destinado à instrução e ao treino de pilotos e também utilizado em combate em diversos cenários.

Vejam um pouco da sua história:

Em 1936: A Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos.
Rapidamente, principalmente por possuir o trem retráctil, o fabricante começou a receber inúmeras encomendas.
Em 1941: Iniciou-se a produção em grandes quantidades, produzindo-se cerca de 1.200 aviões. Quando a II Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha de mais de 2.000 deles em serviço.
Em 1947: Foi escolhido para a instrução básica de pilotagem.
Em 1948: Com nova designação, o T-6G Texan tinha tanques de combustível com maior capacidade e um novo painel com melhores instrumentos de navegação.


No Brasil, no pós guerra, disponíveis em grande numero, foram inicialmente utilizados como avião de treinamento.
Em 1952: Foi adotado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, afetuosamente chamado de “Esquadrilha da fumaça”, formado por instrutores de voo da Academia da Força Aérea – AFA.
A primeira demonstração foi realizada em 14 de maio daquele ano.
O apelido do “Esquadrilha da fumaça” surgiu pelo fato dos aviões T-6 ao largarem óleo usado no escapamento do motor, deixarem um rastro de fumaça branca.
Em 1968: Foram desativados na Esquadrilha e substitutos por outros aviões – mas isto já é outra história.

North American T-6 da Esquadrilha da fumaça – Video de uma sequência de um filme antigo com trilha de Roberto Carlos – Sobre a Baia da Guanabara - Compartilhado do facebook de Elomar Sousa – Realmente um achado.

Fonte:wikipedia


Post (121) - Agosto de 2015