20150812

O último caça biplano da RAF

GLOSTER GLADIATOR Henley, foi um caça biplano inglês da Segunda Guerra Mundial,  utilizado pela Royal Air Force, pela Fleet Air Arm  (Avião Naval Britânica na variação de Sea Gladiator), também sendo exportado para vários países na década de 30. 
Foi o último caça biplano da RAF, tendo ficado ultrapassado mesmo antes do início da Segunda Grande Guerra.


O lutador desenhado por Henry Phillip Folland era fabricado pela Gloster Aircraft Company Ltd. , fez seu primeiro voo em 12 de setembro de 1934 e aposentou-se em 1953. Neste período foram fabricado um total de 747 em vários modelos. 


Apesar de ter lutado contra inimigos superiores no início da guerra, principalmente Messerschmitt Bf-109 e Fiat CR.42, além do Fiat CR.32. Mostrou um desempenho bom, pois estava mais bem armado que o Fiat CR.32 e um pouco mais rápido, contra o CR.42 tinha vantagem em armamento, mas era 20 km mais lento, mas enfrentava o mesmo com igualdade.
Contra o Messerschmitt Bf-109E ele era totalmente obsoleto, em termos de poder de fogo e principalmente velocidade (o Gladiator tinha uma velocidade de cerca 400 km/h, enquanto o Bf-109 voava a 520 km/h). 

Lutou bravamente em inúmeras forças aéreas em quase todos os teatros da guerra, sendo usado na Batalha de França, na Campanha da Noruega, na Guerra Greco-Italiana, no Cerco de Malta, e também utilizado pela Finlândia na Guerra de Inverno e na Guerra de Continuação, onde teve um desempenho razoável contra os caças Polikarpov I-15Polikarpov I-153 e Polikarpov I-16 utilizados pelos soviéticos, o que se deve principalmente pelo melhor treinamento dos pilotos finlandeses e de táticas melhores.


Fonte: http://www.raf.mod.uk/history/glostergladiator.cfm

Post ( 125) - Agosto de 2015