20241023

Dirigível sem gás



Dirigível sem gás para viagens seguras.

Nem mesmo o entusiasta mais fervoroso pode aceitar o perigo do dirigível cheio de hidrogênio. Morte e destruição espreitam em cada pé cúbico dele. A engenhosidade humana falhou em criar um meio de torná-lo seguro, e a perspectiva de viajar pelo ar com 2.000.000 pés cúbicos de um explosivo violento sobre a cabeça não é atraente.

Claro, a resposta óbvia é, porque não usar hélio. Isso lembra o bêbado que chegou em casa e foi informado por sua esposa que não havia um pedaço de pão na casa, quando então a boa esposa o convidou para comer torta. O hélio é muito mais do que torta em comparação com o hidrogênio barato e abundante. Simplesmente não há hélio suficiente para todos.

Mas por que usar qualquer outro gás? Antes de mergulharmos nessa possibilidade fascinante, vamos ter a física disso bem clara em mente.

Vamos supor que temos uma bola de metal, digamos com 30 cm de diâmetro. A bola é de estanho e a conectamos a uma bomba de vácuo que suga todo o ar de dentro dela. No entanto, muito antes de conseguirmos fazer isso, algo muito terrível acontece com a bola de estanho.

Quando um ponto crítico e específico é atingido na evacuação, uma força aparentemente invisível esmaga nossa lata de estanho e ela assume uma aparência muito semelhante a um chapéu-coco que o homem corpulento do circo sentou em cima. A pressão atmosférica do lado de fora da lata faz isso; uma pressão que, no caso de um vácuo muito alto, atinge 1 kgf/cm2. Mas o que aconteceria se tivéssemos uma bola de metal que pudesse suportar essa pressão? A bola de metal ela teria uma grande flutuabilidade, muito maior do que teria se estivesse cheia de hélio ou hidrogênio.

Claro, ao assumir isso, devemos ter em mente o fato de que a bola de metal teria que ser construída de um metal que atendesse a essas especificações, poderíamos ter uma máquina aérea totalmente metálica e sem gás.

Não podemos recorrer ao alumínio ou a qualquer uma de suas ligas porque elas são muito pesadas. Os aços mais finos e melhores também são descartados, mas nossa busca acabaria nos levando a um membro relativamente desconhecido da família dos metais. É chamado berílio e podemos esperar muitas coisas maravilhosas dele.

Hoje, o berílio está na mesma posição comercial que o alumínio estava antes das pesquisas magistrais de Charles Hall. Mas o berílio é um metal muito mais maravilhoso que o alumínio; ele tem um terço do peso do alumínio e muitas vezes sua resistência à tração. É duro, não corrosivo e um dos membros mais bem comportados de toda a família dos metais. Embora não seja tão abundante na crosta terrestre, existem quantidades suficientes dele para tornar seu uso comercial muito atraente.

A máquina aérea de berílio pode muito bem ser uma combinação de vácuo e nave plana com a capacidade cúbica das asas grande o suficiente para ser um grande fator para manter a nave no ar. Unidades de vácuo na fuselagem e a asa inteira construída em berílio que poderiam ser utilizadas para auxiliar a potência de elevação normal de aviões.

Estabilidade do avião ajudada põe este desenvolvimento tenderia a tornar os aviões mais estáveis e apenas um terço da potência seria necessária para conduzi-los em altas velocidades. Tais naves poderiam ser projetadas de forma que, mesmo que a usina de energia falhasse, os compartimentos de vácuo seriam suficientemente grandes para permitir que a nave se assentasse gradualmente na terra, caindo com a graça e a gentileza de uma folha caindo.

No projeto de tais naves, é lógico assumir que os compartimentos de vácuo assumiriam uma forma celular para evitar que a atmosfera sempre presente os esmagasse. Uma ideia dessa construção será obtida a partir dos desenhos que mostram a construção interna de um dirigível. Que os metalúrgicos nos deem o berílio barato e logo teremos os aviões e dirigíveis totalmente metálicos de vácuo. Os engenheiros estão prontos e dispostos a nos fornecer tais luxos de viagens aéreas; tudo o que eles precisam é o material necessário.


Publicado originalmente na Mechanics Magazine, 26 de março de 1842;

Post(0509) NG - Outubro de 2024