20160216

O amigo alado do aviador

“Quase invariavelmente pombos-correios eram passageiros em aviões durante o tempo de guerra. Aqui um piloto é visto liberando aquele que carrega uma mensagem para sua base. Mesmo depois dos aviões terem sido equipados com sem fios (rádios), pombos ainda eram levados a bordo como medida de segurança, para serem usados em particular no caso de um pouso de emergência forçada no mar”.

Esta é uma tradução livre do texto da imagem onde a primeira vista pode-se ver um Biplano Sopwith Baby (*) e seu piloto pousados no mar, observe a pequena gaiola do pombo-correio sobre a asa inferior e o braço esquerdo esticado do piloto ao soltar o pombo.


Durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos usaram cerca de 250.000 pombos-correios  para transmitir mensagens confidenciais. Eles até mesmo criaram uma Seção do Ministério da Aeronáutica para apoiar esta atividade.

Usar pombos nesta quantidade pode até parecer excessivo, mas eles tinham boas razões para o fazer. Ao contrário de sinais de rádio, que poderiam ser interceptados virtualmente por qualquer um dentro do alcance de sua transmissão, as aves foram raramente interceptadas, embora algumas tenham sido abatidas no ar por inimigos. Estes pombos também permitiram que os militares britânicos diminuíssem a sua dependência de comunicações de rádio, o que foi muitas vezes interpretado pelo inimigo como um sinal de superioridade militar.
Post (182) Fevereiro de 2016