O Vought XF5U "Flying Flapjack" foi
um avião de caça experimental da Marinha dos EUA desenhado por Charles
H.Zimmerman durante a Segunda Guerra Mundial. Este projeto não ortodoxo
consistia de um corpo liso, lembrando a forma de um disco (daí o seu nome),
com dois motores alojados no interior do corpo e acionando as hélices
localizadas na frente e nas pontas das asas.
A versão protótipo desenvolvida originalmente foi
denominada do XF5U-1 baseada no projeto original que seria um avião maior, de
construção totalmente em metal, que seria quase cinco vezes mais pesado, com dois
motores radiais de 1.600 hp Pratt & Whitner R-2000. A configuração foi
concebida para criar uma aeronave com baixas velocidades de decolagem e pouso,
mas a com alta velocidade de voo.
Normalmente, uma asa com tal aspecto baixo iria sofrer
um desempenho muito pobre, devido ao grau de arrasto induzido criado
nas pontas das asas (vórtices). A abordagem usual para a redução destes
vórtices é a construção de uma asa com uma elevada relação de aspecto, ou seja,
longa e estreita. No entanto, essas asas comprometem a taxa de
manobrabilidade da aeronave e apresentam um desafio estrutural na sua construção.
A tentativa do projeto do XF5U era superar o problema utilizando
a posição das hélices para cancelar ativamente os vórtices de ponta
causadores de arrasto. As hélices ficariam dispostas de modo a girar na
direção oposta aos vórtices de ponta, mantendo o ar sob alta pressão a abaixo
da asa. Com este problema eliminado, a aeronave voaria com uma área de asa
muito menor, e a pequena asa renderia alta manobrabilidade com maior
resistência estrutural.
A área básica de asa era de 40 m2. A plataforma, menos
os ailevators e as naceles das hélice do V-173 e do XF5U-1 eram
idênticas. Dois motores Continental A-80, avaliado em 80 cv de potência
cada e hélices de três pás com 5 m, no V-173.
O primeiro vôo durou de apenas 13 minutos. O avião
acumulada um total de 131 horas em várias centenas de voos, muitos dos quais
foram executados para corrigir as características stol pendentes. Uma
característica notável foi elevada desaceleração em uma curva fechada devido à
relação de aspecto e baixa carga de energia.
O projeto XF5U foi promissor: suas especificações
prometiam uma grande capacidade de manobra e velocidades de até 885 km/h. No
entanto, ele veio no momento em que a Marinha dos Estados Unidos estavam
substituindo as aeronaves a hélice por jato propelido. Por volta de 1946,
o longo projeto do XF5U-1 já tinha consumido todo o tempo de desenvolvimento
esperado, e gasto bem acima do orçamento.
Com aviões a jacto entrando em serviço, a Marinha
finalmente cancelou o projeto em 17 de Março de 1947, e do protótipo do XF5U-1 em
1961 foi transferido para para exibição no Air Museum da Smithsonian
Institution, em Silver Hill, Maryland e o V-173 foi transportado para as
instalações Fundação Vought Aircraft Heritage em Dallas, Texas para a
restauração.
Post (186) - Fevereiro 2016