Não existe nenhuma orientação oficial ou explicação
científica. A decisão da pintura é da empresa. Por questões de ordem prática, é
mais fácil e barato usar a branca. Uma pintura branca em um Boeing 767 custa entre
US$ 100 mil e US$ 120 mil. “Outras mais complexas, como as aeronaves da Azul,
com aquela bandeirinha cheia de cores, custam mais. Mas o preço depende muito
do modelo e dos detalhes”, diz o gerente-geral de manutenção da TAP em Porto
Alegre/RS.
Há empresas como a American Airlines que preferem apenas o polimento, que deixam o avião com aparência prateada. Além de razões estéticas, econômicas e sustentáveis (o descarte da tinta na hora da remoção para uma repintura é um problema), essa decisão evita que o avião ganhe mais peso.
Para pintar um Boeing 767, usa-se cerca de 400 kg de
tinta. Se compararmos com seu peso total, 105 toneladas, não parece muito, mas
pense que isso pode representar cinco passageiros a menos, se considerarmos um
peso médio de 75 kg por passageiro.
Post (185) - Fevereiro de 2016