Em meados
de 1945, Heinrich Focke, ex-AG Flugzeugbau FockeWulf, projetou e
construiu na Alemanha os primeiros helicópteros utilizáveis do
mundo.
Em 1950, durante o governo de Getúlio Vargas, o Prof. Dr. Eng. Heinrich Focke, chegou da Alemanha contratado pela COCTA (Comissão de Organização do CTA), para conhecer as suas instalações, retornando à Alemanha montou uma equipe que viria ao Brasil, trazendo consigo os planos do Heliconair HC-1, que ficou conhecido por aqui como Convertiplano: Uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical, como um helicóptero de desempenho horizontal como um avião.
Heinrich
Focke, na época foi convidado a auxiliar o Tenente-Coronel Casimiro Montenegro Filho a
fundar o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) com o intuito de colocar o Brasil na vanguarda da indústria aeronáutica
mundial".
Estrutura para teste do conjunto motor.
No
protótipo do Convertiplano utilizou-se a fuselagem de um "Supermarine
Spitfire Mk", equipado com um motor radial duplo, central, interligado
através de eixos e caixas de engrenagens as quatro asas auxiliares providas de
naceles com hélices em contra-rotação, duas na frente da cabine do piloto e outras
duas da cauda do avião.
O desenvolvimento do projeto sofreu alguns contratempos, sendo o principal: A
Inglaterra sabotou a venda do motor encomendado pelo o Brasil, curiosamente, a Roll-Royce forneceu o mesmo motor “Nene II” para a Argentina e
para a União Soviética, já na época um estado comunista. Ante esse fato, a
estrutura do Convertiplano teve de ser reprojetada para aceitar um motor radial
"R Wright -3350-DA3 Turbo Composto de 18 cilindros tirado de um Super
Lockheed Constellation.
Com
a mudança o conjunto se mostrou muito pesado em função do novo motor com 1.212 Kg enquanto que o originalmente previsto pesava apenas 320 Kg.
Heliconair CTA HC-I Convertiplano em transição para o HC-Ib.
Como
uma tentativa de solucionar este problema, foi adquirido nos EUA um
motor turbojato GE T-58 da General Electric, pesando 250 kg.
Muitas
modificações foram necessárias, inclusive do compartimento de passageiros e o projeto
recebeu uma nova denominação, passando a se chamar HC-II. Os quatro conjuntos
de hélices, eixos, caixas de engrenagens e motor ficaram então pesando 450 kgs,
menos de 60% do motor a pistão e apenas 30% a mais que o motor do projeto original.
Após
a sua conclusão, o Heliconair HC-II Convertiplano foi capaz de atingir
velocidades de 500 km/h, assim como efetuar decolagens e pousos quase
diretamente verticais. Contudo a capacidade de carga ficou comprometida pelo
peso do motor General Eletric ter sido superior ao originalmente previsto
e ainda pela elevada trepidação que produzia.
Com
o fim do governo de Vargas e as mudanças políticas que se seguiram, mesmo
sem a conclusão dos testes Heinrich Focke voltou para a Alemanha o projeto
da aeronave foi abandonado, posta em armazenamento e esquecida.