O BV 141 era uma aeronave alemã de reconhecimento
tático da época da Segunda Guerra Mundial, notável por sua incomum assimetria
estrutural.
Embora o Blohm & Voss BV 141 tenha tido um bom desempenho, ele nunca
foi colocada em produção em grande escala, por razões que incluíam a
indisponibilidade do motor necessário e a concorrência de outra aeronave de
reconhecimento tático, o Focke-Wulf Fw 189, bem mais simpático.
Blohm & Voss BV 141 |
Tudo começou em 1937 quando o Ministério da Aeronáutica
Alemão emitiu uma especificação para um avião de reconhecimento monomotor com
características visuais ideais.
ARADO AR-198 |
Os concorrentes preferidos foram Arado Ar
198, mas o protótipo não foi bem sucedido e o Focke-Wulf Fw 189 que usava dois
motores menores, não correspondendo à exigência de uma aeronave com um único
motor.
A Blohm & Voss, um empreendedor privado, embora
não tendo sido convidado a participar, apresentou o projeto do
seu designer-chefe,
Dr. Richard Vogt, o BV 141, que era algo muito radical devido a sua assimetria
e mesmo assim terminou vencendo a concorrência.
Focke Wulf Fw 189 |
Possuía uma gôndola para a tripulação a estibordo que
se parecia muito com a encontrada no Fw 189, que abrigava o piloto, o
observador e o artilheiro traseiro, enquanto a fuselagem na lateral abrigava um
motor radial BMW 132 N e o leme horizontal de estibordo da cauda praticamente
removido - para melhorar o campo de vista e fogo do artilheiro.
À primeira vista, a distribuição de peso teria induzido
uma tendência da aeronave rolar, mas o peso, uniformemente distribuído e
apoiado por elevador a partir das asas corrigia esta tendência.
Em termos de empuxo x arraste, a assimetria, a reversão
do processo induzido de guinada era uma questão mais complicada. Em baixa
velocidade, calculou-se para que viesse a ser aliviada pelo fenômeno conhecido
como Fator -P, já em velocidade normal, ele provou ser facilmente controlado.
Caça Fw 190 |
O primeiro de três protótipos voou pela primeira vez em
25 de fevereiro de 1938 e um lote de cinco BV 141As foram produzidos, apoiados pessoalmente por Ernst Udet (*). A RLM emitiu um parecer no dia 4 de Abril de 1940
dizendo que o motor era de fraca potência e um lote de doze BV 141Bs foram
então construídos com motores mais potentes, os BMW 801.
Porem a necessidade urgente destes motores para uso nos aviões de caça Fw 190 reduziu a chance do
BV 141B vir a ser produzido em quantidade. Apenas um total de 23 foram construídos.
Post (197) – Março de 2016