Na
primavera de 1917, o mais famoso lutador da Grã-Bretanha na Primeira Guerra
Mundial, o caça biplano Britânico de assento único, Sopwith Camel, fez a sua estréia.
Pouco
depois das entregas destes para os esquadrões da linha de frente a Sopwith começou
a desenhar um novo caça biplano de assento único o qual denominou de
Snipe. O novo avião não era uma aeronave radicalmente diferente, mas
simplesmente uma evolução do Camel, com melhor visibilidade para o piloto, com qualidades
de manuseio mais suaves, lembrando que tudo começou com o Sopwith Pup (filhote
de cachorro).
Linha de montagem do Sopwith Snipe em 1918 |
O Sopwith Snipe com o seu motor Bentley BR2 de 230 cavalos de potência, construído em
madeira e revestido de linho, foi muito apreciado por aqueles que o pilotam,
mas muitos pilotos do Camel, acostumados e tendo dominado os hábitos difíceis
de sua pilotagem, estavam relutantes em abrir mão das manobras relâmpago de
combate do Camel pelas características de vôo mais estáveis do Snipe.
Os
Snipes foram utilizados principalmente para o trabalho de escolta, mas o
aeroplano tinha potência suficiente para ser equipado com quatro bombas Cooper de
9 kg sob a fuselagem o que alem de ser um lutador o caracterizaria como um
bombardeiro leve.
A
cessação das hostilidades nos anos que se seguiram ao final da guerra causou
uma queda dramática no desenvolvimento de novos aviões, estendendo assim a vida
operacional pós-guerra do Snipe na R.A.F.
Dimensões:
Envergadura:
9,1 m
Comprimento:
5,8 m
Altura:
2,9 m
Peso:
Vazio, 592 kg - Bruto 914 kg