20170327

Panavia Tornado

O Panavia Tornado é uma família de caças bimotor de geometria variável  desenvolvido em conjunto pela Alemanha, Grã-Bretanha e Itália.

Existem três versões primárias do Tornado:
Tornado IDS - versão de ataque à superfície; 
Tornado ADV - versão de interceptação e superioridade aérea; 
Tornado ECR - versão de reconhecimento e de combate eletrônico. 

Durante a década de1960, os engenheiros franceses e ingleses procuravam desenhos de uma aeronave com geometria variável para ganhar capacidade de manobra e eficiente comportamento em velocidades  baixas e alta. 
F-104 Starfighter
O programa foi iniciado visando produzir um avião para substituir o monoplace F-104 Starfighter, e os caças biplace em operação na Grã-Bretanha e na Alemanha.

Em 1965, a Inglaterra e França iniciaram o projeto conjunto AFVG (Anglo French Variable Geometry), um avião de geometria variável que atenderia as especificações dos componentes do grupo, do qual terminou com a saída dos franceses em 1967.

Em 1968, a Alemanha, a Holanda, a Bélgica, a Itália, e Canadá formaram um novo grupo de trabalho praticamente com a mesma finalidades do AFVG, inicialmente chamado de Multi Role Aircraft (MRA), e mais tarde Multi Role Combat Aircraft (MRCA), neste mesmo ano a Grã-Bretanha juntou-se ao grupo.

Em 26 de Março de 1969, a Alemanha, a Holanda, a Itália e a Grã-Bretanha , após a saída da Bélgica e do Canadá, formaram o Panavia Aircraft GmbH (PAG), que posteriormente também foi deixado pela Holanda em 1970.

Restaram de todos que inicialmente iniciaram o projeto, somente três: a Alemanha e o Reino Unido com 42.5% de participação, cada e a Itália com 15%. A produção do avião foi dividida entres os membros do programa: o centro da fuselagem ficou com Alemanha, a parte da frente da fuselagem e cauda com Inglaterra, e as asas com a Itália.

Em Maio de 1970, com projeto, agora denominado Tornado, ainda na fase de definições, os conceitos foram reduzidos a dois modelos; o monoplace Panavia 100 o qual foi inicialmente preferido pela Alemanha, e o biplace Panavia 200 para a RAF.
Em Junho de 1970, a Turbo Union, uma companhia multinacional, em separado assumiu o desenvolvimento e a construção dos motores Turbo-Union_RB199, com participação da Rolls-Royce em 40%, a MTU com 40 %, e a FIAT com 20%.

Em 14 de Agosto de 1974, o Tornado voou pela primeira vez, e entrou em ação com a RAF (Royal Air Force)  e a AMI (Aeronautica Militare Italiana) na Operação Granby na Guerra do Golfo. A cooperação continuou após a sua entrada em serviço no Tri-National Tornado Training Establishment, uma unidade de treino tri-nacional operando na RAF Cottesmore em Rutland na Região Central de Inglaterra.

O Tornado foi originalmente desenhado como um caça-bombardeiro para ataque ao solo, capaz de descolar e pousar em pistas curtas. Isto requer poder voar tanto em alta como em baixa velocidade. Em geral, um avião desenhado para voar a grandes velocidades tem dificuldade em voar a baixas velocidades. Para solucionar este problema o Tornado foi equipado com asa de geometria variável. Para vôos em alta velocidade do Tornado estão recolhias. Quando entendidas, as asas parcialmente deslizam para dentro da fuselagem, possibilitando o vôo em baixa velocidade e proporcionando baixa turbulência. Isto não só torna o vôo muito mais confortável para a tripulação e uma plataforma estável para largar armas à baixa altitude. O Tornado GR4 possui três níveis de disposição de asa: 25, 45 e 67 % de extensão.


Entre julho de 1976 e janeiro de 1984, foram assinados seis contratos de produção para 805 Tornados. Os Tornados de ataque em serviço na RAF operam com uma grande variedade de armamentos. Todo esse armamento ofensivo, no entanto, será de pouco valor se o avião for derrubado. E é por isso que o Tornado IDS está bem equipado com armas defensivas, que aumentam as vantagens de seu pequeno tamanho e de sua capacidade para vôo rasante. Os suportes internos das asas alem de armas podem carregar tanques extras de combustível.

O Tornado GR4 da RAF fez o seu batismo em combate durante as patrulhas no âmbito da Operação Southern Watch. O avião voou desde Ali Al Salem no Kuwait, e patrulhou uma larga parte do Sul do Iraque. A sua segunda intervenção em combate no Iraque foi durante a Operação Telic, operação Britânica na Invasão do Iraque em 2003.

A Aeronautica Militare recebeu 100 Tornado IDS (15 deles mais tarde convertidos para a versão ECR). Eles tomaram parte na primeira Guerra do Golfo em 1991.


Em 14 de Agosto de 1974, na Luftwaffe, fez o seu primeiro voo em na Base Aérea de Manching na Alemanha Ocidental. A primeira entrega para serviço deu-se, com a entrega de 247 IDS, incluindo 35 ECR. A Marinha Alemã também recebeu 112 IDS.

Em 25 de Setembro de 1985, o Reino Unido e a Arábia Saudita assinaram o contrato Al Yamamah I, que estipulava a venda de modelos de Tornados: 48 IDS e 24 ADV.

Em 26 de Março de 1986, aconteceu primeiro voo do Tornado IDS da RFAS, que foi entregue
Em 9 de Fevereiro de 1989 foi entregue o primeiro Tornado ADV.

Em Setembro de 2006
, foi noticiado que o Governo Saudita assinou um contrato com a BAE Systems para o upgrade de 80 aviões da frota da Força Aérea Saudita que os quer manter até 2020.

Incluindo todas as variantes, foram construídos 992 aviões para as três nações parceiras e para a Arábia Saudita. Apesar de estarem ainda em serviço, existem planos para substituir o avião. Sob qualquer ponto de vista, é um êxito político, comercial e técnico, satisfazendo os requisitos de todos os países clientes e podendo operar com qualquer tipo de arma ofensiva de seus próprios arsenais.
Características gerais:

Peso máximo de decolagem: 27.412 kg
Capacidade de carga: 9.100 kg
Velocidade máxima: Mach 2.2
Autonomia: 3.890 km
Envergadura: Asas abertas: 13.91m / fechadas: 8.60 m
Comprimento: 16.72 m
Altura: 5.95 m
Peso: Vazio: 14.091 kg
Peso: Máximo da decolagem: 27.412 kg


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