✈ O Yakovlev
Yak-38 (Яковлев Як-38), conhecido como Forger pela OTAN, é uma
aeronave russa de caça e ataque naval tipo STOL / V. Ele foi desenvolvido
especificamente para servir, quase que exclusivamente, embarcado nos
porta-aviões classe Kiev.
Os
primeiros desenhos executados pelo AS Yakovlev Disign Bureau JSC mostravam
um avião supersônico que se assemelhava muito ao Hawker P.1154 em desenvolvimento
no Reino Unido, na mesma época.
O
desempenho do supersônico, inicialmente cogitado, teria implicado em muitas
dificuldades no seu desenvolvimento, então se decidiu inicialmente POR uma
aeronave relativamente simples limitada a Mach 0,95.
Embora
o Yak-38 e Yak-38M fossem desenvolvidos a partir do Yakovlev Yak-36, baseado em
terra, o novo projeto tinha pouco em comum com este.
O
protótipo VM-01 foi concluído em 14 de abril de 1970. Mesmo sendo exteriormente
semelhante ao britânico Hawker, seguiu uma configuração completamente
diferente. Principalmente no que se refere a motorização: um motor de
propulsão vetorial na parte traseira, usado durante o voo horizontal e dois motores
menores menos potentes alojados em linha logo atrás do "cockpit", na parte
dianteira da fuselagem, usados exclusivamente para a descolagem e aterragem
verticais.
O
Yak-38 possui um assento ejetável automático. Se um dos motores falhasse durante
a decolagem, uma vez que a aeronave rolasse passado dos 60 graus o piloto seria
automaticamente ejetado da aeronave.
A
maioria dos Yak-36M entregues na produção inicial foram destinados a
OKShAP (Otdelny Korabelny Shturmovoy Aviatsionny Polk - Regimento Aéreo Independente
de Ataque Embarcado), com base em Saki na Criméia.
Em
julho de 1979, o porta-aviões Minsk chegou ao Mar do Japão, a
embarcação estava equipada com o Yak-38 para testes de campo.
Em
Setembro de 1982, o Novorossysk - o terceiro posta-aviões classe Kiev -
foi equipado. Até este momento a técnica STOL / V tinha sido bem praticada,
e o consequente aumento no desempenho e capacidade total do Yak-38 foi explorado
durante a passagem do Novorossiysk e do Severomorsk ao se juntar à
Frota do Pacífico.
Em
um contexto marítimo, os testes dos Yak-38 não se limitaram aos Kiev. Em
setembro de 1983, os pilotos da AV-MF o operaram a partir do navio civil Ro-Ro(1)
Agostinio Neto, e os pilotos NII-VVS realizaram mais testes em outro Ro-Ro o Nikolai
Cherkasov.
No
caso, foi usada uma plataforma de aterragem resistente ao calor; mais
ensaios foram realizados baseados em terra e testes de viabilidade em plataformas
de desembarque dispersas, um conceito semelhante às operações dos Harrier da
RAF na Alemanha Ocidental.
Muito
poucas e controvertidas informações se têm destas aeronaves, porem sabe-se que
ainda encontra-se em operação.
✈ Variantes:
Yak-36M
"Forger":
Versão
inicial de pré-produção, diferindo ligeiramente do Yak-38. Ele pesava
apenas 6.650 kg em comparação com 7.370 kg do Yak-38 e os motores eram um pouco
menos potentes.
Yak-38
"Forger-A":
Foi
o primeiro modelo de produção, que voou pela primeira vez em 15 de janeiro de
1971, e entrou em serviço com na aviação naval Soviética da em 11 de agosto de
1976. Um total de 143 Yak-38 foi produzido.
Yak-38M
"Forger-A":
Foi
uma versão atualizada do Yak-38, a principal diferença seria os novos motores
Tumansky R-28V-330 e o Rybinsk RD-38. O peso máximo de
decolagem no VTOL / V foi aumentado de 10.300 kg para 11.300 kg. As
entradas de ar foram ligeiramente alargadas e a estrutura foi reforçada para
transportar 910 kg de carga de armas. O Yak-38M entrou em
serviço depois de Junho de 1985, um total de 50 Yak-38M foi produzido.
Yak-38U
"Forger-B":
Versão
de treinamento de dois lugares, diferente da aeronave base por ter uma
fuselagem alargada para acomodar um cockpit de dois lugares. O Yak-38U
entrou em serviço em 15 de novembro de 1978, um total de 38 Yak-38U foi
produzido até 1981.
Yak-39:
Multi-papel
de caça / ataque, o projeto de aeronave que data de 1983, empregando um motor
R-28V-300 e dois RD-48, PRNK-39; aviônicos S-41D multi-modo de
radar, asa maior, maior capacidade de combustível e as opções de armas
expandidas com base nos sistemas de designação Shkval ou Kaira PGM, não se tem
notícias que tenha sido construído.
✈ Características
gerais do Yakovlev Yak-38M:
Tripulação: um
piloto
Comprimento: 16,37
m
Envergadura: 7,32
m
Altura: 4,25
m
Peso
vazio: 7.385 kg
Peso
máximo na decolagem: 11.300 kg
Motor
principal: 1 × Tumansky R-28 V-300 turbo Jet, 66,7 kN
Motores
secundários: 2 × Rybinsk RD-38 turbo jatos, 31,9 kN cada
Velocidade
máxima: 1.280 km / h
Autonomia: 1.300
km
Teto
de serviço: 11.000 m
Fonte: