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Consolidated PBY Catalina


O Consolidated PBY Catalina, também conhecido como Canso, é um hidroavião americano das décadas de 1930 e 1940, produzidos pela Consolidated Aircraft. Foi um dos hidroaviões mais utilizados na Segunda Guerra Mundial. Os Catalinas serviram em todas as filiais das Forças Armadas dos Estados Unidos, forças aéreas e marinhas de muitas outras nações.

Como o domínio americano no Oceano Pacífico começou a enfrentar a concorrência do Japão na década de 1930, a Marinha dos EUA contratou a Consolidated, Martin e Douglas em outubro de 1933 para desenvolver protótipos para um hidroavião de patrulha.
O PBY foi originalmente projetado para ser um bombardeiro de patrulha, um avião com um longo alcance operacional destinado a localizar e atacar navios de transporte inimigos no mar, a fim de perturbar as linhas de suprimento inimigas. Pensando em um possível conflito no Oceano Pacífico, onde as tropas precisariam de reabastecimento por grandes distâncias, a Marinha dos Estados Unidos na década de 1930 investiu milhões de dólares no seu desenvolvimento.

Os hidroaviões, barcos voadores como eram chamados na época, tinham a vantagem de não requererem pistas, com todo o oceano disponível.
 Vários deles foram adotados pela Marinha, mas o PBY foi o mais utilizado e produzido. A Marinha dos EUA adotou os modelos Consolidated P2Y e Martin P3M para esse papel em 1931, os usou em uma ampla variedade de funções que hoje são gerenciadas por várias aeronaves de propósito específicas.

Durante a Segunda Guerra, PBYs serviram ​​com anti-submarinos, bombardeiros de patrulha, escolta de comboios, em missões de busca e salvamento, resgates e transporte de cargas. Era a aeronave mais numerosa de seu tipo em operação e os últimos modelos militares serviram até a década de 1980. A partir de 2014, quase 80 anos após seu primeiro vôo, a aeronave continua a voar em operações de combate a incêndios resgate em algumas partes do mundo.

 A foto acima é uma imagem rara do “Australianns at War Film Archive”. Ela mostra um PBY-5A que pousou na pista de pouso de Balikpapan. Este local foi fortemente bombardeada pela USAAF e depois foi tomado pelas tropas australianas. Foi à conclusão da Operação OBOE II, a conquista das instalações portuárias do Leste de Borneo Oil que cortou da marinha japonesa de seu principal suprimento de petróleo.  https://www.dc3dakotahunter.com/blog/pby-catalina-operations-over-the-sw-pacific-during-and-after-wwii/

A Força Aérea Brasileira (FAB) operou com o Catalina em missões de patrulha do litoral brasileiro durante a Segunda Guerra. Sete aeronaves foram entregues em 1943 e outras 15 em 1944. Estas aeronaves foram distribuídas pelo litoral brasileiro realizando buscas contra os submarinos do eixo. Um Catalina, pilotado por Alberto Martins Torres, afundou o submarino U-199. Depois da guerra, passaram a exercer a função de busca e salvamento.

A partir de 1958, os Catalina passaram a ser utilizados como cargueiros, fazendo inestimáveis serviços na Amazônia. Esta região carecia de infraestrutura aeroportuária e somente um hidroavião poderia operar na maior parte das localidades da região, utilizando os rios como pista. Mais de quarenta cidades da região amazônica foram atendidas por linhas regulares de hidroaviões Catalina, operados pela Panair do Brasil, que perdeu suas concessões e foi fechada em 1965, provocando o isolamento relativo de diversas localidades da Amazônia. Antes disto, na década de 1960, a Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul ainda utilizou esses aviões no transporte de cargas e passageiros nesta região.


Estima-se que 4.051 Catalinas, Cansos e GSTs de todas as versões foram produzidas entre junho de 1937 e maio de 1945 na Marinha dos EUA, nas Forças Aéreas do Exercito e Guarda Costeira dos Estados Unidos, nações aliadas e clientes civis.

Especificações (PBY-5A)

Tripulação: 10 - piloto, co-piloto, artilheiro do nariz, engenheiro de voo, operador de rádio, navegador, operador de radar, dois artilheiros laterais e um artilheiro ventral.
Comprimento: 19,46 m
Envergadura: 31,70 m
Altura: 6,15 m
Área alar: 130 m2
Peso vazio: 9.485 kg
Peso de decolagem: 16.066 kg
Motores: 2 x Motor a pistão radial Pratt & Whitney R-1830-92 Twin Wasp
Potência por motor: 1.200 HP (cada)
Velocidade máxima: 314 km/h
Velocidade de cruzeiro: 201 km/h
Autonomia: 4.030 km
Teto de serviço: 4.000 m

Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Consolidated_PBY_Catalina

Post (370) – Março de 2019