20190307

Russky Vityaz – O Grandioso Avião do Império Russo






Na imagem acima do “Grandioso Avião do Império Russo - Russky Vityaz” no aeródromo Korpusny perto de São Petersburgo em 1913.

Igor Ivanovich Sikorsky
O“ S-21 Russky Vityaz” foi o primeiro avião de transporte de passageiros do mundo com quatro motores sendo o precursor dos aviões pesados. (Vityaz – no antigo russo significava “O cavalheiro”).

Após as recusas do departamento militar para adotar um avião C-6B, este autorizou o engenheiro Igor Ivanovich Sikorsky a construir um grande avião experimental para a “Inteligência Estratégica Russa”. 

O projeto de avião foi desenvolvido contando com a realização de uma série de estudos em laboratórios de aerodinâmica, e desde a pré-produção no plano constava que seria um quadrimotor.
                                                                                   
O avião, biplano, quadrimotor, chamado inicialmente de “Grand-Báltico” foi construído na fábrica de vagões Russo-Baltic Carriage Factory (RBVZ) em Riga no inverno de 1912-1913. 

Quando ficou pronto e finalmente foi apresentado, até mesmo os especialistas em aviação da época não acreditaram na possibilidade daquele avião de grande porte com vários motores alçasse vôo, ele era como o C-6B bimotor aumentado, acrescido de mais dois motores instalados em uma linha sobre a asa inferior. O seu primeiro voo aconteceu em Maio de 1913. Em 02 de Agosto o avião estabeleceu um recorde mundial de 1 hora e 54 minutos de duração de vôo.

Na imagem acima Igor Sikorski à esquerda e seu mecânico Panasyuk.

O Avião “Vityaz Russo” superou todas as aeronaves existentes da época pelo o seu enorme tamanho, estabilidade e capacidade de carga. Possuía cabines especiais bem espaçosas para os passageiros.

O avião, considerado uma criação ousada do gênio, projetado para vôo de até 4.000 km sem escalas e alcançar a velocidade de até 100 Verstas por hora com carga total. (Um Verstá é aproximadamente igual 1,06 km).

Ele desempenhou um papel importante na história da aviação e foi o protótipo de todas as aeronaves subseqüentes pesadas da Rússia. Seu sucessor direto foi o “Ilya Moromets” (Não deixe de ver uma postagem sobre ele neste mesmo Blog).

Características principais do Vityaz:

Comprimento: 20,00 m
Envergadura asa superior: 27,00 m
Superfície das asas: 120,00 m2
Autonomia: 4.000 km
Velocidade máxima: 106 km/h
Motorização: 4 x motores do Baltisky
Peso máximo: 4.940 kg

Leia mais em: http://www.russobras.com.br/forcas/hist_avia.php

 Post (372) – Março de 2019