Foi
uma aeronave biplana russa de grande porte, batizada de Ilya Muromets, em honra
ao herói da mitologia russa.
Foi o primeiro quadrimotor do mundo de produção,
desenvolvido em 1913, inicialmente para transporte de passageiros e utilizada
posteriormente em uma versão militar durante a Primeira Guerra.
O Ilya Muromets - Sikorsky S-22, foi projetado e construído por Igor Sikorsky no Russo-Baltic Carriage Factory (RBVZ) em Riga em 1913.
Foi baseado
no bimotor anterior S-21 Russky Vityaz, praticamente com as mesmas características, com motores Le Grand, posteriormente
substituídos por um conjunto de motores Bolshoi Baltisky antes de serem
colocados os quatro motores do Baltisky em uma configuração trator ao longo da
borda principal da asa inferior.
Foi concebido e construído como um avião de luxo e era um projeto revolucionário. Pela primeira vez na história da aviação, tinha uma sala de passageiro isolada, termo acústico, provida de cadeiras de vime confortáveis, um quarto, uma sala de estar e até mesmo o primeiro banheiro instalado em uma aeronave.
Esta também tinha iluminação elétrica gerada por um gerador movido
pelo vento e o aquecimento central era fornecido pelos tubos de escape do motor
que passavam pelos cantos ao longo da fuselagem da cabine de passageiros.
Possuía escotilhas em ambos os lados da fuselagem que permitiam ao mecânico
sair para as asas inferiores a serviço dos motores durante o voo. Apesar de
muitos avanços para a sua época, os instrumentos de voo eram muito primitivos. Eles
incluíram quatro tacômetros, um para cada motor, uma bússola, um altímetro, um
indicador de velocidade e dois tubos de vidro em forma de V com uma bola, utilizado
para a verificação da inclinação da aeronave.Foi concebido e construído como um avião de luxo e era um projeto revolucionário. Pela primeira vez na história da aviação, tinha uma sala de passageiro isolada, termo acústico, provida de cadeiras de vime confortáveis, um quarto, uma sala de estar e até mesmo o primeiro banheiro instalado em uma aeronave.
Em 10 de dezembro de 1913, o Ilya Muromets No. 107 voou pela primeira vez, e em 11 de Fevereiro de 1914 o segundo protótipo decolou para seu primeiro vôo de demonstração com 16 passageiros a bordo, marcando um recorde para o número de passageiros.
Nos dias de hoje este percurso é feito em 3 h e 45 min |
A partir de 12 julho de 1914, foi estabelecido um
recorde mundial ao fazer uma viagem ida e volta de São Petesburgo a Kieve , distantes
uma da outra de cerca de 1200 km.
A primeira etapa levou 14 horas e 38 minutos,
com um pouso para abastecimento em Orsha, e no retorno com uma parada em
Novosokolniki, levou 13 horas. Ao retornar Sikorsky foi aclamado e recebido
pelo czar NicolauII que o condecorou com a medalha da Ordem de St. Vladimir em
quarto grau.
"A
Russia foi o berço do primeiro avião multi-passageiros e multi-motor do
mundo."
Post (228) - Junho de 2016