Kalinin
K-7 - Uma das maiores aeronaves já construídas foi um avião
experimental desenvolvido no princípio dos anos 30 por uma equipe liderada pelo
russo Konstantin Alekseevich Kalinin. Surgiu assim a idéia um avião de
proporções gigantescas destinado a viagens trans-continentais.
Possuía
uma envergadura igual à de um B-52 e uma área muito maior da asa, o
K-7 foi uma das maiores aeronaves construídas antes da era do jato.
Nesta
época os construtores de aeronaves buscavam soluções para um transportador de
alta capacidade de tropas, passageiros civis ou bombardeiro fortemente armado. Veja
o exemplo do Dornier Do-X na postagem anterior deste mesmo Blog.
Durante esta busca, surge o conceito de colocar a carga, pessoas ou objetos na
própria asa do avião, levando a um desenho diferenciado e ao conceito da asa
voadora. A asa era tão espessa que permitia ao mecânico deslocar-se através
dela chegando até aos motores em pleno voo.
Uma
maquete do avião foi testada em túnel de vento em 1928 e o protótipo iniciado
em 1929. As proporções eram gigantescas para a época - comprimento de 28m, envergadura
de 53 m, com cerca de 450 metros quadrados de superfície de asa, peso vazio de
24.400 kg e peso carregado 38.000 kg. Velocidade máxima de 225 km/h, teto de serviço de 4.000 m, carga
alar de 84 kg/m² e força de 103 W/kg.
Somente um protótipo foi construído, mas, foi o suficiente para mexer com a
imaginação de muitos entusiastas. O projeto original previa seis motores Milukin AM-34F V-12 a pistão de 750 Hp cada, no bordo de ataque da asa, mas quando o peso carregado projetada foi ultrapassado, mais um
motor foi adicionado ao bordo de fuga da asa na parte central.
Na configuração de transporte civil, ele teria tido uma capacidade para 120 passageiros
e 7.000 kg de carga. Como transporte de tropas teria tido capacidade para 112
pára-quedistas totalmente equipados. Na configuração bombardeiro que teria
sido armado com 8 canhões de 20mm, 8 metralhadoras de 7,62 milímetros e até
9.600 kg de bombas.
Era operado por 18 tripulantes.
Era operado por 18 tripulantes.
A partir de 1931, foram necessários dois anos para ser construído, e voou pela primeira vez em 11 de agosto de 1933. O primeiro vôo, muito breve, mostrou instabilidade e vibrações graves causadas pela ressonância na estrutura pela freqüência dos motores. A solução pensada para resolver este problema foi encurtar e fortalecer as longarinas da cauda.
A aeronave
completou sete vôos de testes antes de um acidente em 21 de Novembro de 1933, devido
a uma falha estrutural em uma das longarinas de cauda, na época suspeitou-se da
possibilidade de uma sabotagem causada por disputas políticas.
Apesar disto mais dois protótipos foram encomendados em 1933, porem o projeto foi cancelado em 1935, antes mesmo que pudessem ser concluídos.
Apesar disto mais dois protótipos foram encomendados em 1933, porem o projeto foi cancelado em 1935, antes mesmo que pudessem ser concluídos.
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Ou se preferir vá diretamente no: https://en.wikipedia.org/wiki/Kalinin_K-7
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Post (227) - Junho de 2016