Esta
postagem foge um pouco do enfoque do blog... Mas achei importante divulgar,
pois envolve o acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre
/ RS.
O Aeromóvel é
um meio de transporte urbano em via elevada que utiliza um singular
sistema de propulsão pneumática, projetado pelo ex funcionário da Varig
Eng° Oscar Hans Coester. Quase 30 anos
se passaram desde sua apresentação e a implantação da linha piloto em Porto
Alegre. É um projeto genial totalmente automatizado
de um veículo movido por ar, sem ruído, sem poluição e sem piloto sem motor
embarcado.
Foi
construída uma linha ligando a Estação Mercado da Trensurb no centro de Porto
Alegre Alegre / RS até o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Com 814 metros de extensão, é a primeira linha deste tipo de transporte sendo utilizada comercialmente no Brasil. A linha recebeu dia 13 de abril de 2013 o primeiro veículo, com capacidade de 150 passageiros. Está em processo de estudos uma nova linha estendendo a linha existente até a zona sul da cidade, ligando o centro histórico a pontos importantes, como o Estádio Beira-Rio, o Museu Fundação Iberê Camargo e o Barra Shopping Sul.
Com 814 metros de extensão, é a primeira linha deste tipo de transporte sendo utilizada comercialmente no Brasil. A linha recebeu dia 13 de abril de 2013 o primeiro veículo, com capacidade de 150 passageiros. Está em processo de estudos uma nova linha estendendo a linha existente até a zona sul da cidade, ligando o centro histórico a pontos importantes, como o Estádio Beira-Rio, o Museu Fundação Iberê Camargo e o Barra Shopping Sul.
A
tecnologia é baseada na propulsão pneumática – o ar é pressurizado por
ventiladores estacionários de alta eficiência energética, através de um duto
localizado dentro da via elevada. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão
fixada ao veículo, que se movimenta através de truques sobre rodas de aço em
trilhos.
O
veículo caracteriza-se pelo reduzido peso morto, sobretudo por não ter a bordo
os equipamentos associados à propulsão. Apresenta-se em versões de um a quatro
carros, com capacidade para até 600 passageiros nesta última. Cada um possui
truques de quatro rodas de aço e um sistema anti-descarrilamento, que o vincula
à estrutura da via elevada por meio de contrarrodas no interior do duto de ar.
O
Sistema motor não traciona as rodas e
utilizando a propulsão fora dos veículos, controlando a pressão, o sentido e a
velocidade do ar, através dos ventiladores estacionários com válvulas de
controle. Esta é uma grande vantagem, comparada à utilização do sistema
roda/trilho convencional, que tem grandes limitações para vencer aclives
acentuados (até 12%) e curvas com raios pequenos (até 25 m).
A
via elevada é composta por vigas e pilares pré-fabricados em concreto armado,
permitindo uma montagem rápida e descomplicada. Agrega as funções de suporte
dos trilhos, duto de ar para propulsão do veículo e acesso seguro dos
passageiros até a próxima estação em caso de emergência. O raio mínimo de curva
é de 25 m e os vãos entre pilares, variáveis de 10 a 35 metros, permitindo a
fácil inserção com o traçado urbano sem a necessidade de desapropriações. A
altura da via varia de 4,50 a 20 metros, o suficiente para passar sobre
viadutos e ferrovias existentes.
A
propulsão utiliza ventiladores industriais, normalmente elevados e localizados
junto às estações de passageiros. Válvulas de isolamento de trecho são
instaladas na via elevada, criando circuitos pneumáticos exclusivos para
controle de forma individual de cada veículo, proporcionando uma separação
segura e intrínseca entre os veículos. Grupos geradores podem ser utilizados
para garantir a operação ininterrupta do Sistema.
Assista
no vídeo um passeio pelo no novo Aeromóvel de Porto Alegre. Esta linha liga a
estação Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com 814 metros de
extensão, é a primeira linha deste tipo de transporte sendo utilizado
comercialmente no Brasil.
Nos
também sabemos fazer o futuro.
Leia mais em:
Post (225) - Junho de 2016
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