20160627

Convair Model 49

O Convair 49 foi uma proposta ambiciosa para uma aeronave experimental transformer de apoio de fogo para o Exército dos EUA, fortemente armada. Foi imaginada para ser versátil, robusta e rápida, com a capacidade de sobrevoar ou pairar acima da zona de batalha pronta para a ação. Na década de 1960 o projeto que gerou o Convair Modelo 49 foi chamado Sistema Aéreo de Apoio de Fogo Antecipado (AAFSS ). 

Convair Model 49
O Convair 49 apresentava um cockpit para dois homens anexado à fuselagem por uma junta de rotação capaz de inclinar a cabina do piloto de 90 graus. A sua asa circular em forma de duto contava com dois rotores co-axial montados a contra-giro que eram para ser alimentados por um motor Pratt & JFTD12 ou Lycoming LTC4B-11, um T64 da GE ou T56 da Allison também foram avaliadas como candidatos.
Convair XFY-1 POGO
O conjunto geraria mais empuxo motor do que fariam os rotores abertos de um helicóptero convencional, o que era uma coisa boa, uma vez que era esperado que pesasse em torno de 9.526 kg totalmente carregado.

O projeto de Convair era um avião com características semelhantes ao protótipo anterior Convair XFY-1 POGO.


A ideia era que o avião pudesse decolar como um helicóptero, girar para a frente 90 graus e se transformar em um avião para voo horizontal e depois girar de volta para o modo helicóptero para fornecer fogo de apoio do ar. 
O Convair Modelo 49 era para ser fortemente armado, o projeto proposto incluiria um canhão automático 30 milímetros ou alternativamente um lançador de foguetes WASP, duas torres de metralhadoras leves controladas remotamente, lançadores de granadas e pontos de espera para a montagem de uma variedade de armas maiores, incluindo mísseis TOW ou até mesmo um canhão de 106 milímetros. 

Lockeed AH-56 Cheyenne
Uma armadura de aço grossa que envolvia a aeronave  seria capaz de resistir a armas mais leves, embora não tivesse defesas contra mísseis ou armas de maior calibre. 

No final, o Convair 49 tornou-se um modelo excessivamente complicada, sendo que apenas modelos em escala foram feitos para testes de voo.  Foi uma vítima de sua própria engenhosidade, perdendo o contrato da AAFSS para uma aeronave pouco mais convencional, mas igualmente impressionante, Lockeed AH-56 Cheyenne .


AH-64 Apache
Sendo que mais tarde o Exército dos EUA que já tinha rejeitado o projeto do Convair 49  terminou também rejeitando o do  Cheyenne e investiu no AH-64 Apache seu lugar para as suas próximas necessidades, mas isto já é outra história.

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Post (230) - Junho de 2016