A
Northrop Grumman Corp, um dos maiores empreiteiros do Departamento de Defesa os
EUA, desenvolveu um sistema de aeronave não tripulada para a Força Aérea de
acordo com notícias que circulam no meio aeronáutico americano.
O
sistema, conhecido como RQ-180, mantido em segredo absoluto, foi projetado para
voar sem ser detectado, semelhante ao Lockheed
SR-71 Blackbird, já aposentado, de acordo com um artigo de Amy Butler
e Bill Sweetman da Aviation Week.
O RQ-180 parece ser uma continuação
para o Joint Unmanned Combat Air Systems (*), projeto que foi tido como cancelado no final de 2005,
quando a Marinha dos Estados Unidos queria uma aeronave à base de suporte
enquanto o Força Aérea queria uma maior de ataque e alcance global.
Acesse
este link e assista em tela cheia [F11]
Em
2008, consta que foi dada secretamente a Northrop Grumman a tarefa de construir
a aeronave, depois de uma competição em que derrotou a Boeing e a Lockheed
Martin. Acredita-se que a Northrop Grumman possa ter sido premiada com um
contrato de desenvolvimento para o RQ-180, financiado através do orçamento próprio
da USAF, com as primeiras entregas de aeronaves previstas para 2013, não se tem notícias que isto aconteceu.
Imagens
de satélite da área 51 mostram, supostamente, grandes hangares que poderiam
abrigar aeronaves de 40 m envergadura. O desenvolvimento do RQ-180 também
pode estar relacionado com a expansão das instalações de produção da Northrop
Grumman em Palmdale, California.
Hangares e pistas de pouso na área 51 |
O
RQ-180 supriria uma necessidade da realização de missões penetrantes (ISR) em um
espaço aéreo hostil, um trabalho que deixou de ser feito com a aposentadoria do
SR-71 em 1998, passando a ser feito tão somente com satélites.
Consta
que ele seria equipado com um radar AESA, possibilitando medidas de
vigilância eletrônicas passivas, e ainda de poder ser capaz de conduzir missões
de ataque.
Quanto
às dimensões, o RQ-180 seria do tamanho do Global Hawk, que pesa 14.630 kg, com
capacidades de permanência no ar de 24 horas e alcance de 2.200 km.
X-47B
|
http://www.defesaaereanaval.com.br/desmascarando-o-rq-180-o-maior-e-mais-furtivo-drone-da-area-51/
http://awin.aviationweek.com/Portals/aweek/media/mqlo.html
http://awin.aviationweek.com/Portals/aweek/media/mqlo.html