O
Kolko ACA-5 também conhecido como Netuno foi mencionado e ilustrado na “Aviação
Magazine” No. 727 de 1978.
Em 1939, o engenheiro A.Kolko apresentou o projeto de uma aeronave conceito completamente nova ao Ministério Francês da Aviação, um lutador de alta velocidade, o Kolko ACA-5, com um design bastante incomum, prometendo alto desempenho.
O
design da aeronave sugerida tinha uma fuselagem muito curta, mas ao mesmo tempo
alta e estreita lembrando um "peixe-lua", apresentando uma baixa
resistência do ar, o que possibilitaria alcançar um bom desempenho em alta
velocidade.
Ao
mesmo tempo, a abordagem construtiva apresentava um grande número de outras
soluções experimentais. Assim, o lutador teria um trem de pouso triciclo
totalmente retrátil com uma roda no nariz, o que era bastante raro na indústria
aeronáutica francesa. Possuía asas baixas e cauda vertical em forma
de “T”, equipada com duas pequenas quilhas. Outra característica
interessante foi à utilização de um grande ângulo de varredura na extremidade
frontal da asa.
O
princípio desta aparência compacta era ter todos os subconjuntos do plano o
mais próximo do centro de gravidade, para garantir uma maior capacidade de
manobra.
O
projeto destinava-se a ser equipado com um motor em linha Hispano-Suiza com potência
660 HP com hélices de três pás empurradoras. Velocidade máxima
estimada em 645 km \ h e autonomia de vôo - cerca de 1600 km. Armamento
ASA-5 constituiria um canhão de 20 mm e quatro metralhadoras 7,62 mm.
O
projeto foi confiado à empresa Nieuport, que na época era uma parte da empresa
SNCAO e dentro de alguns meses, foi preparado um pacote de documentação e
começou uma intensa pesquisa.
Pouco
antes do início da guerra uma grande quantidade de testes foram realizados em túnel
de vento na Europa. O projeto foi interrompido 22 de junho de 1939. A principal
razão para a continuação dos trabalhos sobre o ASA-5 foi o acúmulo de aeronaves
sendo produzidas em massa.
Apesar
do potencial do ambicioso projeto do ASA-5 como avião de combate, a quantidade
considerável e armas fortes ofensivas localizadas no mesmo bloco na
fuselagem dianteira, tornava o cockpit muito perigoso.
Embora
a estabilidade longitudinal tenha sido satisfatória, descobriu-se que a
estabilidade no solo era muito pobre.
Algumas modificações nos lemes e
superfícies de cauda poderiam melhorar apenas parcialmente o problema. O
desempenho calculado prometia ser satisfatório, mas eram esperadas complicações
com as entradas de ar do radiador e com o sistema de refrigeração, que ainda
não tinham sido ainda solucionadas.
No
final, foi concluído que o projeto desta aeronave mostrou alguns benefícios, e também
muitos problemas que levam o seu desenvolvimento ser rejeitado e suspenso todos
os trabalhos em 22 de junho de 1939. Talvez estudos mais longos e testes pudessem
ter resultado em uma aeronave de combate diferenciada.
Post (201) - Abril de 2016