Pterodactyl foi
o nome escolhido para uma série de aeronaves experimentais sem cauda projetadas
e desenvolvidas por Geoffrey Rowland Hill Terence, um aviador britânico, nos
anos 1920 e início dos anos 1930.
Os
projetos de Terence tinham como característica principal a tentativa de
desenvolver uma aeronave mais segura. Muitos pilotos perdiam suas vidas por
panes nos motores de suas aeronaves, seu intuito era desenvolver um projeto de
aeronave que pudesse voltar ao chão planado, sem ajuda do motor, uma aeronave sem
qualquer ponto de stall definido, permitindo a recuperação confiável até mesmo
por pilotos inexperientes.
Pterodactyl I |
Seu
primeiro protótipo, o “Pterodactyl I”, ganhou interesse oficial em 1925, era
equipado com um motor Bristol Querubim de 35 HP. Todos os exemplos subsequentes
foram financiados sob contrato do Ministério da Aeronáutica e construído por
Westetland Aircraft.
O
“Pterodactyl V” era um impressionante lutador de dois lugares, piloto e
artilheiro, alimentado com um motor Rolls Royce Açor de 600hp e diferenciava sensivelmente
dos projetos anteriores.
O fato mais marcante foi o arranjo trator do motor, ao
contrário dos tipos anteriores que eram empurradores, possuindo ainda asas
acima da fuselagem. Voou pela primeira vez no ano de 1932.
As
vantagens militares desenvolvidas nos primeiros “Pterodactyl” foram aplicadas de
forma prática no Mark V, uma de suas principais características era o
cockpit traseiro, imediatamente na popa da fuselagem, sendo ainda equipado com
uma torre de tiro, logo atrás do cockpit do piloto, operada eletricamente.
O
campo desobstruído de fogo a partir desta posição só foi igualado pela torres de
tiro traseiras dos modernos bombardeiros multi-motores e com um desempenho
igual ao do seu contemporâneo, o Hawker Hart, tornando o “Pterodactyl V” um
lutador ideal.
Nos
voos de testes efetuados pelo Sr. H.J. Penrose, mostrou-se que com este arranjo de
tipo sem cauda, podia tingir um alto grau de desempenho, estabilidade e
controle igual a um avião convencional.
O
“Pterodactyl V” foi projetado para ser totalmente acrobático e até mesmo ser capaz
de vôo invertido, mas, apesar de tão bem sucedido como uma máquina
experimental, certos problemas secundários renderam um grau de rejeição que o
impediram de ser colocado em produção.
Características
principais:
Motor:
Rolls Royce Açor 600hp em "V" refrigerado a vapor;
Peso
vazio: 1.602 kg
Peso
máximo na decolagem: 2.313 kg
Envergadura:
14,22 m
Comprimento:
6,24 m
Altura:
3,55 m
Área
de asa: 36,7 m
Velocidade
máxima: 305 km/h
Teto
de serviço: 9.150m
Post (209) - Abril de 2016