20150706

Autoplano Glenn Curtis

Esses homens maravilhosos e suas máquinas voadoras!

Feiticeiros e inventores tentam fazer os carros voarem desde o início do século 20, com resultados variados. Alguns projetos tinham asas e caudas removíveis para transitar nas estradas; outros usavam mecanismos para dobrar as asas e circular nas ruas. Eis aqui uma amostra de uma destas criações notáveis:
O Autoplano criado em 1917 pelo pioneiro da aviação e das motocicletas, engenheiro norte-americano Glenn Curtiss, foi provavelmente, a primeira tentativa séria de combinar os atributos de um carro com um avião, estava ele, na época, preocupado com o tráfego e quantidade de carros que lotavam cada vez mais as ruas dos Estados Unidos.

O autoplano, híbrido literal de avião e de carro, tinha cauda e três asas de mais de 12 metros de envergadura em alumínio, removíveis, para poder rodar nas estradas. Possuía uma hélice empurradora de quatro lâminas com quase 3 metros de diâmetro, que era acionada por correias, ligadas a um motor de 100 cavalos que ele mesmo projetou e construiu. O conjunto da hélice estava localizado atrás de um habitáculo, que se parecia com um carro, possuindo inclusive aquecimento.


A invenção teve sérios problemas, precisava de um apoio de solo e para decolar necessitava de uma longa pista. Não foi possível encontrar investidores que se interessem pelo projeto, e o único protótipo foi apenas capaz de executar breves saltos, sem jamais alçar voo de verdade.

Fonte principal: es.wikipedia.org

Post (100) – Julho de 2015