George Cayley em 1852 |
Quando se fala de como o homem descobriu formas
de voar quase sempre são esquecidos os planadores, falam do inicio do voo com
balões de ar quente e dirigíveis, mas dos planadores que foram à base de todo o
desenvolvimento dos aviões, são meio que desprezados, da até a ilusão que os pioneiros,
como Santos Dumont criaram o conceito aerodinâmico dos aviões do nada, mas a
história prova que é bem ao contrario.
A história dos primeiros a voar mais pesados que o ar pode ser contado
a partir de 1799, pelo inventor George Cayley, inglês, que concebeu um planador
já com um desing moderno, com um centro de gravidade baixo o que dava
estabilidade à aeronave com uma cauda para controlá-la.
O primeiro protótipo
ficou pronto em 1804, ano em que realizou um voo não tripulado. O primeiro voo
tripulado aconteceu somente 50 anos depois, durante esse tempo todo Cayley
acabou formulando muitas das leis básicas da aerodinâmica.
Um do primeiros, senão o primeiro voo de grande
sucesso foi realizado pelo francês Jean-Marie Le Bris, em 1856, puxado por
cavalos pela praia consegui chegar a 100 metros de altura e mais de 200 metros
de distancia.
Jean-Marie Le Bris em seu planador Albatroz II, em 1868.
Em 1874, na França, Felix du Temple construiu um planador em alumínio,
chamado Monoplane, com 13 metros de envergadura e pesando 80 kg. Foi o
primeiro voo com autopropulsão, e que conseguiu alçar voo utilizando uma rampa,
sistema parecido com as das atuais asas-delta. Sendo que suas primeiras experiências não contavam com a autopropulsão, o que o inclui nesta postagem.
Um caso que foi descoberto posteriormente é o do polonês Jan Wnęk que apesar de ter criado um planador em 1866, acabou não sendo reconhecido na época por pessoas envolvidas com a aviação e seus trabalhos acabaram não tendo impacto. Wnek era analfabeto e autodidata, desenvolveu seu planador apenas observando os pássaros, sua aeronave era amarrada ao peito e quadris, ele subia no telhado da igreja de Odporyszów que tinha 45 metros de altura e ficava numa colina de 50 metros, que dava no total cerca de 95 metros de altura, de onde alçava voo para o vale logo abaixo.
Um caso que foi descoberto posteriormente é o do polonês Jan Wnęk que apesar de ter criado um planador em 1866, acabou não sendo reconhecido na época por pessoas envolvidas com a aviação e seus trabalhos acabaram não tendo impacto. Wnek era analfabeto e autodidata, desenvolveu seu planador apenas observando os pássaros, sua aeronave era amarrada ao peito e quadris, ele subia no telhado da igreja de Odporyszów que tinha 45 metros de altura e ficava numa colina de 50 metros, que dava no total cerca de 95 metros de altura, de onde alçava voo para o vale logo abaixo.
Planador de Jan Wnek.
Basicamente esses foram os inventores que criaram o conceito aerodinâmico básico para o voo, mas ainda tinha muito para ser desenvolvido, nessa nova etapa temos os modernos planadores. Jonh Joseph, nos EUA, fez um dos primeiros planadores modernos em 1883 realizou seu primeiro voo. Outro planador foi construído por Wilhelm Kress em 1877 em Viena.
Otto Lilienthal em 1895. |
Otto Lilienthal, alemão, também foi um dos mais importantes para história da
aviação, primeiramente por continuar o trabalho de Frank Wenham, que foi quem
desenvolveu o primeiro túnel de vento e o conceito de asa fixas em 1871.
Lilienthal dando a continuidade nesse trabalho construiu vários planadores em
1881, que tiveram relativo sucesso.
O alemão documentou seu trabalho muito bem,
até com fotografias e, por essa razão, é um dos mais famosos pioneiros da
aviação.
Em 1896 Lilienthal morreu, decorrente de uma queda do seu planador, suas ultimas palavras foram; ''sacrifícios devem ser feitos''
Em 1896 Lilienthal morreu, decorrente de uma queda do seu planador, suas ultimas palavras foram; ''sacrifícios devem ser feitos''