20150721

Sikorsky S-40 a “Floresta voadora”

Em 1931, a Pan-American Airways adquiriu o seu primeiro Sikorsky S-40, a primeira aeronave a ser por eles designada "Clipper". Sua viagem inaugural em 19 de novembro de 1931 foi de Miami a Cristóbal na Zona do Canal do Panamá (via Cienfuegos, Cuba; Kingston, Jamaica, e Barranquilla, Colômbia), com Charles Lindbergh nos controles.


Quando da proibição do consumo alcoólico nos EUA em 1918, Cuba tornou-se um importante destino turístico para os americanos à procura de uma bebida. 

Na época a aeronave era chamada de "American Clipper. A partir daí, todas as aeronaves da Pan-Americana passaram a ser denominadas Clippers. E quando a proibição acabou em 1933, o impulso de Cuba como uma meca do turismo mundial continuou em ritmo acelerado, tornando-se uma importante rota para a Pan Am.

Sikorsky projetou o S-40 em resposta a um pedido inicial de três aeronaves pela Pan-American. 

Os S-40 podiam transportar até 38 passageiros, um aumento significativo em relação ao S-38 que tinham uma capacidade para apenas 8 passageiros. 

A aeronave contava com despensa, frigorífico e um fogão elétrico, bem como sala para fumantes, lindamente decorada com painéis de madeira de mogno. Transportava ainda, a bordo, seis balsas salva-vidas. 


O S-40 não era uma aeronave muito aerodinâmica, devido em grande parte aos inúmeros cabos e escoras que foram usados ​​como um quadro de apoio exterior entre as asas e a fuselagem, daí o seu apelido de “Floresta voadora".

Foi o primeiro grande hidroavião da Pan-American.  Os S-40 serviram sem nenhum incidente durante as suas vidas civis, voando um total de mais de 10 milhões milhas, em uma infinidade de rotas, incluindo o Brasil. 

Durante a Segunda Guerra Mundial eles foram substituídos pelos S-42, e foram entregues à Marinha dos Estados Unidos para serem usados como ​​treinadores de quatro motores em instruções de voo. Os S-40 foram finalmente aposentados e desmantelados início de 1943.



Post (111) – Julho de 2015