20160217

Supermarine Sea Otter

O Sea Otter era uma aeronave anfíbia britânica projetada e construída por Supermarine; foi uma evolução do Walrus  visando criar-se uma aeronave de longo alcance.

Foi o último biplano anfíbio a ser desenhado pela Supermarine e o último biplano para entrar em serviço na Marinha Real e na RAF. 

Seu projeto derivou do modelo Walrus e a principal diferença entre eles estava na montagem do motor; the Walrus tinha um motor virada para trás com uma hélice propulsora enquanto que o motor do Sea Otter era voltado para a frente uma hélice tratora. 


A aeronave de teste original tinha um motor radial Bristol Perseus XI com uma hélice de duas pás, sendo posteriormente substituído por hélices de quatro pás. O primeiro vôo ocorreu em 23 de setembro de 1938, mas não foi em janeiro de 1942, que o Ministério da Aeronáutica  colocou uma ordem de produção. Devido a problemas encontrados com o arrefecimento do motor Perseus, este foi substituído pelo Bristol Mercury XXX  com hélice de três pás. O Sea Otter  (A lontra do mar) foi usado tanto pela RAF como pela Marinha Real para operações de resgate e de patrulha.

No pós-guerra foram convertidos para uso civil. A cabine recebeu proteções acústicas e aquecimento. Possuía capacidade para quatro passageiros, um banheiro químico  e um compartimento para bagagem/carga. Como eles foram destinados para uso em áreas remotas, versatilidade era importante. Para permitir acomodar a carga a ser transportada, o piso da cabine foi reforçada e equipado com pontos de fixação, e os assentos de passageiros facilmente removíveis.

Das aeronave 592 encomendadas apenas 292 foram construídas devido ao fim da Segunda Guerra Mundial. Sendo que alguns prestaram serviços fora Inglaterra: Oito aviões foram comprados pela Força aérea Dinamarquesa, e outros oito foram fornecidos à Naval Air Arm Holandesa. O serviço colonial da França também adquiriu seis deles para uso na Indochina Francesa. 

Post (183) - Fevereiro de 2016