20160406

Northrop Grumman RQ-180 – Veículo aéreo não tripulado

A Northrop Grumman Corp, um dos maiores empreiteiros do Departamento de Defesa os EUA, desenvolveu um sistema de aeronave não tripulada para a Força Aérea de acordo com notícias que circulam no meio aeronáutico americano.

O sistema, conhecido como RQ-180, mantido em segredo absoluto, foi projetado para voar sem ser detectado, semelhante ao Lockheed SR-71 Blackbird, já aposentado, de acordo com um artigo de Amy Butler e Bill Sweetman da Aviation Week. 


 O RQ-180 parece ser uma continuação para o Joint Unmanned Combat Air Systems (*), projeto que foi tido como cancelado no final de 2005, quando a Marinha dos Estados Unidos  queria uma aeronave à base de suporte enquanto o Força Aérea queria uma maior de ataque e alcance global.
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Em 2008, consta que foi dada secretamente a Northrop Grumman a tarefa de construir a aeronave, depois de uma competição em que derrotou a Boeing e a Lockheed Martin.  Acredita-se que a Northrop Grumman possa ter sido premiada com um contrato de desenvolvimento para o RQ-180, financiado através do orçamento próprio da USAF, com as primeiras entregas de aeronaves previstas para 2013, não se tem notícias que isto aconteceu.
Imagens de satélite da área 51 mostram, supostamente, grandes hangares que poderiam abrigar aeronaves de 40 m envergadura. O desenvolvimento do RQ-180 também pode estar relacionado com a expansão das instalações de produção da Northrop Grumman em  Palmdale, California.

Hangares e pistas de pouso na área 51
De acordo com a Aviation Week, o desenvolvimento secreto do RQ-180 explicaria as declarações públicas de autoridades da USAF pedindo o reconhecimento público de um esforço para criar uma aeronave ISR de reconhecimento, vigilância e inteligência.
O RQ-180 supriria uma necessidade da realização de missões penetrantes (ISR) em um espaço aéreo hostil, um trabalho que deixou de ser feito com a aposentadoria do SR-71 em 1998, passando a ser feito tão somente com satélites. 

Consta que ele seria equipado com um  radar AESA, possibilitando medidas de vigilância eletrônicas passivas, e ainda de poder ser capaz de conduzir missões de ataque.
Quanto às dimensões, o RQ-180 seria do tamanho do Global Hawk, que pesa 14.630 kg, com capacidades de permanência no ar de 24 horas e alcance de 2.200 km. 

X-47B
 Acredita-se que o RQ-180 tenha um layout dobra-pipa como o X-47B, mas com uma maior envergadura de aproximadamente 40 metros.  A Northrop Grumman afirma que as asas são mais escaláveis e adaptáveis do que as do B-2 Spirit  em forma de asa voadora. A Aviation Week publicou imagens da aeronave conceito furtiva não tripulada, incluindo uma na capa da revista.
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