Na história da aviação americana, a aeronave tipo asa
voadora é mais associada com Jack Northrop e a empresa que ele
fundou. Northrop construiu várias aeronaves sem cauda desde o final dos
anos 1920 até a década de 1940.
Estas aeronaves pioneiras demonstraram progressivamente
a solidez básica do conceito, eliminando o peso, o arraste da fuselagem e da
cauda convencional, utilizando uma percentagem muito mais elevada da área da
superfície elevadora e de transporte de carga. Talvez influenciado pela
promessa de asas voadoras da Northrop, vários outros fabricantes americanos
examinaram a viabilidade deste layout, um dos quais foi a Boeing.
O Boeing
modelo 306 foi a designação para uma série de aeronaves elaboradas em
1935, que alcançaram nem status de projeto nem de produção. Na época,
estudou-se a possibilidade de serem construídos três modelos, sendo: um
bombardeiro, um hidroavião e um de transporte
civil.
No entanto, a empresa se afastou dos
layouts mais radicais, como os pretendo pela Northrop.
Em uma entrevista de 1999,
vice-presidente da Boeing Jack Steiner, o já aposentado, que trabalhou em
aeronaves famosas como o B-17 e Modelo 727, mencionou que a visão consensual da
Boeing durante este período foi de que as aeronaves sem cauda sofriam de baixa
estabilidade e grande no momento do arremesso, problemas que não eram fáceis de se resolver, tornando-as
geralmente inadequadas para bombardeiros e transporte. No entanto, a
Boeing não ignorou o conceito inteiramente e continuou os seus estudos.
Em
1935, a Boeing apresentou configurações baseadas vagamente tanto no Boeing XB-15 como no Boeing 314, ambas aeronaves
Clipper experimentais. Estas variavam
em tamanho desde um enorme bombardeiro pesado até uma aeronave diminuta de
buscas denominadas
de asa voadora. Todos elas se caracterizavam por possuir extensões de aileron / elevadores nas asas que poderiam
desempenhar a sua função sem perturbar o desempenho do conjunto. As
asas normalmente tinham uma forma varrida de cerca de 35 graus.
A
imaturidade dos projetos é evidente nos desenhos apresentados, que não apresentavam
estabilizadores verticais. Os projetos terrestres possuiam como destaque um trem
de pouso triciclo um recurso de nova configuração na época.
Enquanto
a Boeing estava trabalhando no XB-15 na década de 1930 que em última instância,
levaria ao mais avançado B-17 Flying Fortress e B-29 Superfortress, a empresa
estava envolvida em um projeto paralelo secreto para criar um bombardeiro de
asa voador que usava alguns dos recursos XB-15, que esperava-se que excedesse o
desempenho do XB-15 em todos os aspectos.
Na
sabedoria convencional do dia a dia na Boeing considerava-se que as asas
voadoras eram menos estáveis e
tinham maia problemas de manipulação do que as aeronaves de disposição
convencional. Apesar das atitudes predominantes na empresa na época, ele
se envolveu em pesquisas de voadores em 1935,
O Boeing Model 306 foi o maior e mais impressionante dos projetos, com o objetivo de capitalizar as vantagens aerodinâmicas da asa voadora para melhorar o trabalho de design iniciado com o XB-15. Com uma tripulação de 10, o Modelo 306 tinha uma asa varrida de 43 m de envergadura com uma fuselagem com 18 m de comprimento. Quatro motores montados para a frente nas asas, refrigerados a líquido Allison V-1710 de 850 CV de potência. Tendo um layout de trem de pouso totalmente recolhivel, o modelo 306 teria uma autonomia de 8.050 km com uma carga de 2.500 bombas. O armamento defensivo consistiu em uma mistura de armas de calibre 50 e calibre 30.
Dois protótipos foram finalmente criados em segredo sendo concluidos quando a fábrica foi bombardeada pelos japoneses. Conhecido apenas pelos Números de série 88 e 89, as asas voadoras maciças eram muito parecidas com as baleias em muitos aspectos.
O Boeing Model 306 foi o maior e mais impressionante dos projetos, com o objetivo de capitalizar as vantagens aerodinâmicas da asa voadora para melhorar o trabalho de design iniciado com o XB-15. Com uma tripulação de 10, o Modelo 306 tinha uma asa varrida de 43 m de envergadura com uma fuselagem com 18 m de comprimento. Quatro motores montados para a frente nas asas, refrigerados a líquido Allison V-1710 de 850 CV de potência. Tendo um layout de trem de pouso totalmente recolhivel, o modelo 306 teria uma autonomia de 8.050 km com uma carga de 2.500 bombas. O armamento defensivo consistiu em uma mistura de armas de calibre 50 e calibre 30.
Dois protótipos foram finalmente criados em segredo sendo concluidos quando a fábrica foi bombardeada pelos japoneses. Conhecido apenas pelos Números de série 88 e 89, as asas voadoras maciças eram muito parecidas com as baleias em muitos aspectos.
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daqui : https://www.sas1946.com/main/index.php?topic=56115.0