Uma viagem de avião em 1923
tendo como rota descrita no plano de viagem como "De Londres a Paris
"... Imagine a sensação... Se ainda
hoje encontramos muitos que tem medo de viagens aéreas, pense na coragem dessas
pessoas, tripulação e passageiros daquela época.
Enfim pensem nessa grande aventura digna de ser relembrada, nos seus mínimos detalhes note que não faltava até o tradicional chá da tarde servido na melhor porcelana e um jornal para passar o tempo.
Enfim pensem nessa grande aventura digna de ser relembrada, nos seus mínimos detalhes note que não faltava até o tradicional chá da tarde servido na melhor porcelana e um jornal para passar o tempo.
Viagem aérea aconteceu em 1923,
entre Londres e Paris a companhia aérea foi a Handley Page Transport Ltd. e a
aeronave usada um Handley Page Type O,
um biplano bombardeiros da Primeira Guerra Mundial modificado para o transporte
de passageiros.
A tarifa foi de 300 francos, o que equivale a
cerca US $ 25 ou em valores atualizado algo como US $ 350 praticamente o dobro
do custo atual.
Era na época era um dos maiores
de aviões de passageiros a Serviço dos Ingleses. Foi projetado para ter suas
asas dobráveis para facilitar a sua acomodação nos hangares existentes no seu
tempo, sendo abertas e fixadas em posição para colocá-las em condições de voo.
Sua capacidade de transporte
era de dez passageiros sentados na sua cabine espaçosa, sendo que cada
passageiro poderia transportar consigo cada um, cinquenta libras (22,7 kg) de
bagagem. "
O vídeo mesmo em preto e branco
mostra imagens fantásticas das aéreas sobrevoadas durante o percurso, praias,
fazendas enormes, construções, natureza, pessoas...
O Handley Page Type O foi um
dos primeiros bombardeiros biplanos usados pela Grã-Bretanha durante a Primeira
Guerra Mundial. Na época, era a maior aeronave que havia sido construída no
Reino Unido e uma das maiores do mundo.
Durante a primeira Guerra Mundial, estas aeronaves foram usadas na França para ataques noturnos
táticos contra alvos na França e na Bélgica ocupada pelos alemães e para o
bombardeio de alvos industriais e de transporte na Renânia.
Possuía duas versões
principais, a Handley Page O / 100 (HP11) e a Handley Page O / 400 (HP12). A
impressão causada pelo Tipo O foi tal que por muitos anos após a guerra,
qualquer aeronave de grande era chamada de "Handley Page". Após a guerra, O / 400s permaneceram no
esquadrão a serviço até serem substituídos pelos Vicky Vimy no final de 1919.
Após o final da guerra estas excedentes
aeronaves foram convertidas para uso civil no Reino Unido e nove foram
utilizadas pela Handley Page Transport.
A Handley Page Transport Ltd.
foi uma companhia aérea fundada em 1919 por Frederick Handley Page na nova era
do voo civil após a Primeira Guerra Mundial. Os primeiros aviões eram os
Handley Page Type O / 400 modificados para uso de passageiros. Estes voaram entre
Londres e Paris.
A pedido do Ministério da Aeronáutica, o Handley Page Type W8 foi usado mais tarde entre Paris e Bruxelas. Em 31 de março de 1924, os ativos e as operações da Handley Page Transport foram fundidos com outras três companhias aéreas britânicas para dar origem a Imperial Airways.
A empresa em si permaneceu
adormecida até reconstituída para assumir a Miles Aircraft em 1947 como Handley
Page (Reading) Ltd ... Aeródromo de Cricklewood A Aeródromo de Cricklewood era
adjacente à fábrica da Handley Page em Cricklewood, estabelecida em 1912. O
aeródromo era usado por a fábrica e a empresa de transporte. Inicialmente,
porém, a Handley Page Transport utilizou o Hounslow Heath Aerodrome para
embarcar ou desembarcar passageiros para a verificação de sua documentação,
pois as instalações alfandegárias não existiam em Cricklewood até 17 de
fevereiro de 1920. A empresa inaugurou um serviço aéreo Londres-Paris a partir
do Cricklewood Aerodrome em 1920.
Rolls-Royce Eagle VIII |
Características
principais:
Tripulação: 4/5
Passageiros: 12/14 passageiro(s)
Especificações (Modelo: O/400)
Comprimento: 19,16 m
Envergadura: 30,48 m
Altura: 6,71 m
Peso vazio: 3.856 kg
Peso máx. de decolagem: 6.060 kg
Propulsão: 2 x motores a pistão em linha Rolls-Royce
Eagle VIII
Potência por motor: 360 HP
Velocidade máxima: 157 km/h
Alcance: 1.120 km
Autonomia: 8 h
Teto máximo: 2.600 m