20210213

Bombardeiro North American B-25 Mitchell

 

 
O NA B-25 Mitchell foi um bombardeiro médio bimotor dos Estados Unidos, considerado um clássico da Segunda Guerra Mundial. Robusto, rápido, com bom armamento defensivo, extremamente confiável, era muito apreciado pelas tripulações, sendo empregado com sucesso na África, Mediterrâneo e Itália. Diversos modelos incorporavam armamento adicional, como na versão G, com canhão de 75 mm, para uso contra embarcações. Podia ser operado como caça pesado, graças às suas 6 metralhadoras 12,77 mm instaladas no seu bico. Podia carregar até de 900 kg de bombas e um torpedo Mark 13.


Suas origens remontam a 1938, quando os norte-americanos concluíram que o Corpo Aéreo do Exército dos EUA precisaria de um novo bombardeiro de ataque.
Em resposta, um trabalho foi iniciado com o modelo NA-40, que fez seu primeiro vôo em janeiro de 1939, antes de ser convertido para o NA-40B para atender a especificação definitiva do USAAC emitida em janeiro de 1939.
O conceito foi então aprimorado e denominado NA-62.
Do qual foram construído num total de 9.816 aeronaves.
Foram encomendadas inicialmente 24 aeronaves de produção inicial, que foram entregues a partir de fevereiro de 1941 recebendo a denominação de B-25 Mitchell.

As entregas posteriores compreenderam 40 aeronaves B-25A e 120 B-25B, a primeira com tanques de combustível autosselantes e a segunda com torres dorsais e ventrais, mas nenhuma posição de metralhadora na cauda.
O Brasil adquiriu dos Estados Unidos, 30 exemplares deste bombardeiro médio B-25 entre 1942 e 1945, sendo: sete B-25B; um B-25C; um B-250 e 21 B-25J.
Após a guerra, a FAB (Força Aérea Brasileira) adquiriu mais 66 B-25J usados, entregues entre 1947 e 1948. O B-25B foi usado na "Incursão de Doolittle" de abril de 1942, quando 16 deles decolaram de um portaaviões para bombardear Tóquio.

Especificações: (Modelo: B-25H)

Tripulação: 6 - piloto, co-piloto, navegador/bombardeiro, engenheiro/artilheiro da torre, operador de rádio/artilheiro e artilheiro da cauda;
Comprimento: 16,13 m;
Envergadura: 20,60 m;
Altura: 4,98 m;
Área das asas: 56,7 m²;
Peso vazio: 8 855 kg;
Peso máx. de decolagem: 15.910 kg;
Motores: 2 x motores a pistão radiais Wright R-2600 Twin Ciclone de quatorze cilindros refrigerado a ar;
Potência (por motor):1 700 hp (1 270 kW);
Velocidade máxima: 438 km/h;
Velocidade de cruzeiro: 370 km/h;
Alcance (MTOW): 2.174 km ;
Teto máximo: 7.378 m;
Quantidade produzida: 9816;
Primeiro voo: 19 de agosto de 1940;
Introduzido em 1941;
Aposentado em: 1979 (Indonésia).

Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/North_American_B-25_Mitchell

Post (413) - Fevereiro de 2021