20150727

A era de ouro da aviação comercial - Parte 1

Alguns podem argumentar que a era de ouro da aviação deixou saudades. Nos anos 1950, quando as primeiras companhias aéreas comerciais tomaram o mercado, voar de avião tinha um status completamente diferente: era uma experiência por si só.
Os aviões eram luxuosos, pilotos e atendentes de voo eram profissões com status de luxo no imaginário popular e tudo dentro do avião, das roupas das aeromoças até o espaço entre as poltronas e os tipos de talheres eram escolhidos com cuidado.

Só que as vantagens param por aí. Confira:

Turbulências eram violentas de verdade.
Se hoje você tem medo de voar, nos primeiros anos da aviação comercial a coisa era muito pior. Os primeiros aviões comerciais eram muito mais barulhentos e instáveis que as aeronaves de hoje e turbulências eram tão violentas que você podia quebrar o pescoço em uma delas. Além disso, a tecnologia primitiva dos cintos de segurança e o próprio interior do avião não ajudavam muito. A primeira classe era muitas vezes separada da econômica por divisórias de vidro, que poderiam quebrar com turbulência, não eram desenhadas com o propósito de ser seguras, mas sim luxuosas, não ajudavam em nada a manter os passageiros intactos em caso de incidentes durante o voo. Na verdade, naquela época, você tinha cinco vezes mais chances de sofrer um acidente aéreo ao voar do que hoje.

Voar custava muito, muito mais caro.
Passagens de ida e volta para distâncias curtas de um estado a outro nos EUA chegavam a custar o equivalente a mais de 1000 dólares atuais. Na verdade, voar era tão luxuoso que os passageiros ganhavam cartões postais assim que embarcavam - a ideia era descrever a exclusiva experiência de voar ali mesmo, durante o voo, para ao chegar ao destino contar para todo mundo como era ter estado dentro de um avião.

Serviço de bordo gourmet para todo mundo.


Talheres, pratos, taças de verdade, tudo isso fazia parte da experiência glamorosa de voar. As companhias aéreas serviam refeições completas, com vários pratos, lagosta e bebidas à vontade. Na verdade, beber um monte era uma das diversões possíveis a bordo, e não era raro ver passageiros desembarcando completamente bêbados.

Fumar dentro do avião era permitido.
Sim, você podia acender um cigarro (vários, na verdade) dentro da aeronave. Mas só depois da decolagem e antes da aterrissagem, porque se acreditava que a faísca do cigarro poderia entrar em combustão com os fluídos de combustível no terminal.

Aeromoças eram mais que comissárias de bordo.
Você já se perguntou por que a maioria dos comissários de bordo são mulheres? Isso é uma herança dessa época - em uma era muito mais machista, algumas companhias aéreas usavam abertamente os corpos das aeromoças como atração a parte no voo. Roupas ousadas, salto alto e até limites de peso faziam parte das exigências.

Mas isto ficou no passado!

Fonte:http://revistagalileu.globo.com/ 

Post (114) - Julho de 2015