20150722

Planadores

George Cayley em 1852
Quando se fala  de como o homem descobriu formas de voar quase sempre são esquecidos os planadores, falam do inicio do voo com balões de ar quente e dirigíveis, mas dos planadores que foram à base de todo o desenvolvimento dos aviões, são meio que desprezados, da até a ilusão que os pioneiros, como Santos Dumont criaram o conceito aerodinâmico dos aviões do nada, mas a história prova que é bem ao contrario.

A história dos primeiros a voar mais pesados que o ar pode ser contado a partir de 1799, pelo inventor George Cayley, inglês, que concebeu um planador já com um desing moderno, com um centro de gravidade baixo o que dava estabilidade à aeronave com uma cauda para controlá-la. 
O primeiro protótipo ficou pronto em 1804, ano em que realizou um voo não tripulado. O primeiro voo tripulado aconteceu somente 50 anos depois, durante esse tempo todo Cayley acabou formulando muitas das leis básicas da aerodinâmica.

Um do  primeiros, senão o primeiro voo de grande sucesso foi realizado pelo francês Jean-Marie Le Bris, em 1856, puxado por cavalos pela praia consegui chegar a 100 metros de altura e mais de 200 metros de distancia.

Jean-Marie Le Bris em seu planador Albatroz II, em 1868.

Em 1874, na França, Felix du Temple construiu um planador em alumínio, chamado Monoplane, com 13  metros de envergadura e pesando 80 kg. Foi o primeiro voo com autopropulsão, e que conseguiu alçar voo utilizando uma rampa, sistema parecido com as das atuais asas-delta. Sendo que suas primeiras experiências não contavam com a autopropulsão, o que o inclui nesta postagem.

Um caso que foi descoberto posteriormente é o do polonês  Jan Wnęk que apesar de ter criado um planador em 1866, acabou não sendo reconhecido na época por pessoas envolvidas com a aviação e seus trabalhos acabaram não tendo impacto. Wnek era analfabeto e autodidata, desenvolveu seu planador apenas observando os pássaros, sua aeronave era amarrada ao peito e quadris, ele subia no telhado da igreja de Odporyszów que tinha 45 metros de altura e ficava numa colina de 50 metros, que dava no total cerca de 95 metros de altura, de onde alçava voo para o vale logo  abaixo.


 Planador de Jan Wnek.

Basicamente esses foram os inventores que criaram o conceito aerodinâmico básico para o voo, mas ainda tinha muito para ser desenvolvido, nessa nova etapa temos os modernos planadores. Jonh Joseph, nos EUA, fez um dos primeiros planadores modernos em 1883 realizou seu primeiro voo. Outro planador foi construído por Wilhelm Kress em 1877 em Viena.

Otto Lilienthal em 1895.
Otto Lilienthal, alemão, também foi um dos mais importantes para história da aviação, primeiramente por continuar o trabalho de Frank Wenham, que foi quem desenvolveu o primeiro túnel de vento e o conceito de asa fixas em 1871. Lilienthal dando a continuidade nesse trabalho construiu vários planadores em 1881, que tiveram relativo sucesso. 

O alemão documentou seu trabalho muito bem, até com  fotografias e, por essa razão, é um dos mais famosos pioneiros da aviação.

Em 1896 Lilienthal morreu, decorrente de uma queda do seu planador, suas ultimas palavras foram; ''sacrifícios devem ser feitos'' 


Post (112) – Julho de 2015