20151022

Lancastrian o primeiro transporte civil de alta velocidade

Bombardeiro Lancaster
O Lancastrian, um transporte de alta velocidade derivado do bombardeiro Lancaster, era um veículo ideal para testar os novos motores a jato e turboélice que estavam se tornando prontos para voos civis a partir do final da Segunda Guerra Mundial.  

Alguns destes motores eram de aviões de combate e rapidamente se tornariam confiáveis antes de ser montados em novas aeronaves civis.
Primeiro a voar foi Lancastrian VH742, entregue ao aeródromo de desenvolvimento de voo da Rolls-Royce em Hucknall em outubro de 1945. Seus motores externos Merlin foram removidos e as naceles foram adaptadas, enquanto o sistema de combustível foi totalmente reconstruído para querosene.


Lancastrian VH742
Nestas posições foram adicionados os novos motores turbo jatos, na época eram os motores a jato mais poderosos do mundo. Ele voou de novo em 14 de agosto de 1946 com dois Merlins e dois Nenes.

Em 19 de setembro de 1946 este avião atuou como primeiro jato de passageiros do mundo, fazendo três vôos de passageiros com representantes da imprensa, funcionários do Ministério e outros passageiros que ficaram muito impressionados. 




Os passageiros eram acomodados em duas fileiras de poltronas fixas, uma de costas para a outra, com visão de frente para as janelas o que era facilitado pelo fato de sua fuselagem ser retangular, com cantos arredondados (no salão originalmente usado como compartimento de carga de bombas). Veja o seu layout na imagem abaixo.




Os motores Rolls-Royce também foram adaptados em um segundo Lancastrian  VH737, e em dois Avon-Lancastrians VM732 e VL970. Este último foi utilizado por quase seis anos.

Bill Gunston "A Enciclopédia Ilustrada de aeronaves comerciais", 1980.

Post (157) - Outubro de 2015