Bombardeiro Lancaster |
Alguns destes motores eram de aviões de combate e rapidamente se tornariam confiáveis antes de ser montados em novas aeronaves civis.
Primeiro a voar foi Lancastrian VH742, entregue ao
aeródromo de desenvolvimento de voo da Rolls-Royce em Hucknall em outubro de 1945.
Seus motores externos Merlin foram removidos e as naceles foram adaptadas,
enquanto o sistema de combustível foi totalmente reconstruído para querosene.
Nestas posições foram adicionados os novos motores turbo
jatos, na época eram os motores a jato mais poderosos do mundo. Ele voou de
novo em 14 de agosto de 1946 com dois Merlins e dois Nenes.
Lancastrian VH742 |
Em 19 de setembro de 1946 este avião atuou como
primeiro jato de passageiros do mundo, fazendo três vôos de passageiros com
representantes da imprensa, funcionários do Ministério e outros
passageiros que ficaram muito impressionados.
Os passageiros eram acomodados em duas fileiras de poltronas fixas, uma de costas para a outra, com visão de frente para as janelas o que era facilitado pelo fato de sua fuselagem ser retangular, com cantos arredondados (no salão originalmente usado como compartimento de carga de bombas). Veja o seu layout na imagem abaixo.
Bill Gunston "A Enciclopédia Ilustrada de
aeronaves comerciais", 1980.