20160329

Blohm & Voss BV 141 – Aeronave de reconhecimento

O BV 141 era uma aeronave alemã de reconhecimento tático da época da Segunda Guerra Mundial, notável por sua incomum assimetria estrutural. 

Embora o Blohm & Voss BV 141 tenha tido um bom desempenho, ele nunca foi colocada em produção em grande escala, por razões que incluíam a indisponibilidade do motor necessário e a concorrência de outra aeronave de reconhecimento tático, o Focke-Wulf Fw 189, bem mais simpático.

Blohm & Voss BV 141
Tudo começou em 1937 quando o Ministério da Aeronáutica Alemão emitiu uma especificação para um avião de reconhecimento monomotor com características visuais ideais. 

ARADO AR-198
Os concorrentes preferidos foram Arado  Ar 198, mas o protótipo não foi bem sucedido e o Focke-Wulf Fw 189 que usava dois motores menores, não correspondendo à exigência de uma aeronave com um único motor.

A Blohm & Voss, um empreendedor privado, embora não tendo sido convidado a participar, apresentou o projeto do
Focke Wulf Fw 189
seu designer-chefe, Dr. Richard Vogt, o BV 141, que era algo muito radical devido a sua assimetria e mesmo assim terminou vencendo a concorrência.

Possuía uma gôndola para a tripulação a estibordo que se parecia muito com a encontrada no Fw 189, que abrigava o piloto, o observador e o artilheiro traseiro, enquanto a fuselagem na lateral abrigava um motor radial BMW 132 N e o leme horizontal de estibordo da cauda praticamente removido - para melhorar o campo de vista e fogo do artilheiro. 
À primeira vista, a distribuição de peso teria induzido uma tendência da aeronave rolar, mas o peso, uniformemente distribuído e apoiado por elevador a partir das asas corrigia esta tendência.
Em termos de empuxo x arraste, a assimetria, a reversão do processo induzido de guinada era uma questão mais complicada. Em baixa velocidade, calculou-se para que viesse a ser aliviada pelo fenômeno conhecido como Fator -P, já em velocidade normal, ele provou ser facilmente controlado.

Caça Fw 190
O primeiro de três protótipos voou pela primeira vez em 25 de fevereiro de 1938 e um lote de cinco BV 141As foram produzidos, apoiados pessoalmente por Ernst Udet (*). A RLM emitiu um parecer no dia 4 de Abril de 1940 dizendo que o motor era de fraca potência e um lote de doze BV 141Bs foram então construídos com motores mais potentes, os BMW 801. 
Porem a necessidade urgente destes motores para uso nos aviões de caça Fw 190 reduziu a chance do BV 141B vir a ser produzido em quantidade. Apenas um total de 23 foram construídos.

No final da guerra, vários 141 BV destruídos foram encontrados pelo avanço das forças Aliadas. Um intacto foi capturado pelos britânicos e enviado para exames na Inglaterra. Não se tem notícias que algum tenha sobrevivido até hoje.