20170821

Biplano Beck-Mahoney Sorceress

O Beck-Mahoney Sorceress é uma aeronave biplana projetada para participar de provas de alta velocidade, foi concebido por uma equipe composta por Seldon Mahoney e seu filho, que recebeu melhorias posteriores realizadas pelo piloto Don Beck.
A aeronave é notável por ser o primeiro biplano a exceder os 320 km / h em uma prova de corrida e também por receber a distinção de ser o mais bem sucedido biplano de corrida na história da aviação.


Foi doado ao Smithsonian National Air and Space Museum após a sua última corrida, onde atualmente encontra-se alojado no Steven F. Udvar-Hazy Center em Chantilly, Virginia.

o Sorcerres, um biplano "reverso-escalonado"(1), representa um estado da arte no momento na sua concepção e continua a ser um dos clássicos grande projeto das corridas aéreas dentro dos Estados Unidos.

Lee Mahoney, seu projetista, tem uma grande experiência em construção de estruturas com materiais compósitos, tecnologias de ligação, e dinâmica de fluidos computacional, todo este conhecimento foi aplicado no projeto do Sorceress, alcançando o sucesso nas suas notáveis características de design, sendo algumas delas:

 -A utilização de fluxo de ar de escape do motor para proporcionar um efeito fluxo laminar ao longo da fuselagem, aumentando a eficiência do leme;
- Os aerofólios das asas foram concebidos com uma secção simétrica de forma a proporcionarem uma eficiência muito alta, permitindo elevações com o mínimo de perda de velocidade;
- O Sorceress possui uma grande quantidade de elementos compostos, sendo uma das primeiras fuselagens projetadas para demonstrar a racionalização quase que perfeita destes materiais; os suportes da asa são apenas um exemplo disto, o Sorceress poderia ser capaz de voar sem eles, mas as regras das competições o obrigaram a usá-los;

Sorceress foi projetado dentro das regras da classe ARPA Biplano de 1965, no entanto, por volta de 1972 os demais concorrentes desgostosos do seu sucesso conseguiram motivar os juízes para bani-lo das competições.
A configuração original usa um motor de construção limitada da Teledyne Continental O-360, este é um motor comum, refrigerado a ar, com cárter de óleo e ignição eletrônica;

O trem de pouso original sofreu colapso em várias ocasiões levando a equipe a melhorar o material empregado e reforçar os braços;

Lee Mahoney, não obstante das severas críticas ao seu projeto, mantém a pretensão de ter construído o biplano tecnologicamente mais avançado do mundo, e sua história de corrida provou a fé e habilidade de sua equipa, patrocinadores e pilotos. 

Características gerais:

Tripulação: 1
Comprimento:  5,18 m
Envergadura: 4,88 m
Área da asa:  9,1 m 2 
Peso vazio:  317 kg
Peso máximo na decolagem: 503 kg
Capacidade de combustível:  170 L
Motorização: 1 × Lycoming O-290 -3, quatro cilindros horizontalmente opostos arrefecida ao ar com 125 cv
Velocidade máxima:  325 km / h
Autonomia: 930 km

(1)Reverso escalonado, refere-se a posição relativa entre as asas do biplano,  esta denominação da-se quando a asa inferior estiver localizada à frente da asa superior.

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