✈Os
hidroaviões são um capítulo a parte da aviação, é um misto de barco e aeronave,
e o projeto de seu casco é tão ou mais importante que o da fuselagem. Sendo que alguns os chamam de barcos voadores.
✈O Beriev
Be-12 Chayka é um bom exemplo disto. Chamado pela OTAN de "Seagull"
foi uma aeronave anfíbia sucessora do hidroavião Beiev Be-6 (1),
cujos papéis principais eram desempenhados como um avião anti-submarino, de combate
a incêndios e patrulha marítima.
Embora
tenha se originado do Be-6, o Be-12 herdou pouco mais do que as asas de gaivota e
o desenho do estabilizador vertical.
O
Be-12 tinha motores turboélice, o que lhe conferia uma velocidade e alcance superiores
ao do Be-6, também possuía um trem de pouso retrátil, para pousar em pistas de
terra normais alem de na água.
Em
18 de outubro de 1960 fez o seu primeiro voo sobre o aeródromo de Taganroqe.
Em
1961, nas festividades do Dia da Aviação Soviética no aeródromo de
Tushino fez sua primeira aparição pública, entrando em seguida a serviço
na Aviação Naval Soviética, ou AV-MF (Aviatcia Voenno-Morskogo Flota ),
assumindo o papel de patrulha marítima.
Em
1973 com um total de 150 aeronaves produzidas, em várias variações, teve a sua
produção encerrada.
Inicialmente,
seu papel era a patrulha da ASW, mas quando a Marinha dos Estados Unidos da
América anunciaram seus novos mísseis de alcance intercontinentais
lançados a partir de submarinos, ele foi então convertido no papel de busca e
resgate, recebendo a denominação “Be-12PS”.
Durante
o desenvolvimento do Beriev-200, (2) que o iria suceder, o equipamento novo
de combate a incêndio, que estava sendo projetado foi testado usando-se um
Be-12P especialmente modificado, o projeto recebeu o código "12
Amarelo". Após a instalação deste sistema, a aeronave foi registrada
como RA-00046 e recebeu a designação Be-12P-200. Este Be-12 modificado
também foi usado para operações de combate a incêndio inicialmente previsto
para o Be-200.
Em
1993, de acordo com dados divulgados pela Marinha Russa, restavam ainda 55
aeronaves em serviço;
Em
2005, este número caiu para 12; e
Em
2008, apenas nove aeronaves ainda encontravam-se em serviço.
Hoje
um dos poucos anfíbios ainda estão operacionais, convertidos, com combatentes a incêndios florestais.
Um
Be-12, sobrevivente original é preservado no Museu da Força Aérea em Monino, perto
de Moscou. Existem outro exemplar no Museu da Aviação do Estado em Kiev, e
um na Ucrânia no Taganrog Air Museum.
Post (316) - Agosto de 2017 (98.180)