✈ No
ano de 1945, quando terminou a Segunda Guerra Mundial cada uma das unidades
armadas dos Estados Unidos da América iniciaram uma avaliação dos equipamentos
que haviam participado da guerra. A
Marinha concluiu que a maioria de suas aeronaves tinham feito um bom
trabalho.
Em
agosto de 1945, a Marinha dos Estados Unidos era ostensivamente a mais poderosa
e moderna do mundo, e seus hidroaviões tinham sido eficientes, mas baseado nas tecnologias desenvolvidas durante a guerra, a Marinha decidiu que esta classe de
aeronave poderia ser melhorada.
Com
o desenvolvimento dos motores turboélice e das asas finas e elevadas de fluxo
laminar, a Marinha poderia aumentar a sua carga útil, a velocidade e a eficácia do
Convair Tradewind por mais alguns anos.
Em
1945, a Marinha entrou em contato com a Convair para ver o que poderia ser
feito e o resultado foi o Convair Modelo 117. Era um hidroavião muito elegante
e de alas altas com um casco único, equipado com quatro motores
turbopropulsores Allison T-40, um motor de turbo-hélice americano inovador,
composto por dois motores Alilison T38, acoplados lado a lado, para a
condução de duas hélice de três pás cada uma, girando a de contra-rotação no mesmo
eixo, através de uma caixa única. (1)
Cada
conjunto motor desenvolvia 5.100 HP e 376 kg de impulso adicional de jato.
Os
flutuadores estabilizadores foram fixados, pois não havia espaço para
recolhê-los nas asas finas. A aeronave neste momento foi chamada de
"Tradewind".
Em
25 de Fevereiro de 1954, o deles primeiro foi entregue para a Marinha, quando então aconteceu
o primeiro voou realizado com um atraso de alguns meses devido a problemas com
os motores da Allison.
Os
seis Tradewinds seguintes foram classificados como transportes de assalto e
tinha a seções nariz que se abria inclinado para cima, permitindo um fácil
acesso ao interior da fuselagem.
Martin Marte |
A
Marinha procurou usá-lo como patrulha, transporte de tropas, ambulância voadora,
petroleiro e como aeronave de patrulha, esta equipada com 5 pares de armas
de 20 mm, duas de cada lado para frente e para trás, e um par atrás do
leme.
O
Tradewind poderia alçar vôo com 21.750 kg de carga e uma autonomia de 6.437
km sem carga, esta configuração foi denominada pela marinha de "P5Y".
O
arranjo de transporte de tropas / ambulância, foi chamado de “R3Y” com
capacidade para transportar 103 combatentes totalmente armadas ou 92 pacientes em
macas e 12 atendentes.
Em
1954, o modelo de petroleiro que também foi chamado de “R3Y”, entrou para os
livros de história, quando estabeleceu um recorde de velocidade de hidroavião
transcontinental de 643 por hora utilizando o fluxo de jato auxiliar.
A
Marinha tinha outros planos para o “P5Y”, usar como um barco de assalto, uma
aeronave com energia nuclear e várias outras configurações, porem os problemas apresentados
com os motores bloquearam esses planos.
Dois
“P5Y”, cinco “R3Y-1” e seis “R3Y-2” Tradewinds foram construídos antes de a
produção ser interrompida.
Mas
os Tradewind tinham uma falha que acabaria por levar à sua morte: Suas hélices
de 4,72 m de diâmetro tinham uma tendência alarmante de falhar em vôo, alem
disto os motores, que desde o início do projeto apresentavam problemas e que nunca
foram adequadamente corrigidos. Um dos dois protótipos originais, o “XP5Y-1s”
caiu e a causa suspeita foi uma falha no motor. Posteriormente, vários acidentes
com os “R3Ys” foram atribuídos as estas mesmas falhas.
Turbopropulsores Allison T-40 |
Na
esperança de salvar o programa, Convair propôs a substituição dos motores por
uns mais confiáveis, os turboélice Rolls-Royce. Apesar de uma necessidade
crítica de serviços de petroleiros como os fornecidos pelos versáteis
Tradewinds, a Marinha não estava disposta a investir mais dinheiro neles.
Em
16 de abril de 1958, finalmente a Marinha ordenou que os 11 Tradewinds ainda em
serviço fossem desativados, desmontados e vendidos como sucata. O que deveria
ter sido uma aeronave de transporte de última geração voando pela Marinha mal
durou dois anos em serviço. Hoje, tudo o que resta dos últimos grandes
hidroaviões da Convair são, ironicamente, alguns motores Allison T40 guardados
em museus.
Características principais:
Tripulação: 5
Passageiros: 103 combatentes
Motor: 4 x turbopropulsores Allison T40-A-10 4362 KWPeso de decolagem: 79.379 kg
Carga
útil: 21.750 kg
Envergadura:
44,42 m
Comprimento:
42,57 m
Altura:
13,67 m
Velocidade
de cruzeiro: 480 km/h
Autonomia:
6.437 km
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Post (315) - Julho de 2017 (97.680)