O Vickers
Tipo 161 foi um avião de caça construído pelos britânicos
Vickers-Armstrongs no início dos anos trinta.
✈ A
aeronave biplana de concepção incomum, para o seu tempo, tinha uma disposição
de motor empurrador, centralizado no corpo da fuselagem e um armamento constituído
por uma única arma de grande calibre disposta em numa posição oblíqua,
dirigida para cima, para ser usada contra aeronaves adversárias voando em
altitudes acima dele.
"Os
caças noturnos utilizavam este dispositivo para se aproximar e atacar
bombardeiros de baixo para cima, fora do campo habitual da tripulação
bombardeiro, a maioria dos bombardeiros da época que foram utilizados para
missões de bombardeio noturno eram presas fáceis para ataques a partir de baixo."
Este
tipo de armamento de uso tático, mais tarde foi abandonado pelas autoridades
militares inglesas e a aeronave permaneceu no estágio de protótipo. Durante
a Segunda Guerra Mundial a Luftwaffe utilizou uma abordagem de
armamento bastante semelhante, chamada Schrage Musik .
O
projeto Vickers Tipo 161 nasceu em resposta à específica do Ministério do Ar F.29
/ 27. O pedido especificamente previa a construção de um avião de caça de
assento único que empregaria um canhão automático calibre 37 mm construído
pela Conventry Ordenance Works.
O
requisito da solicitação para a nova aeronave incluía a fácil acessibilidade da
arma pelo piloto/artilheiro e boa estabilidade de voo, a fim de constituir
uma plataforma de tiro válida.
O
Vickers optou por uma aeronave de configuração empurrador com estrutura
construída completamente em metal, o corpo da cauda dupla e o desenho da
fuselagem afunilado, cuja secção traseira tinha apenas função aerodinâmica.
O
piloto e arma foram alojados numa barquinha de metal monocoque montado na linha
baixo da asa superior. O piloto compartilhava este espaço com o armamento.
As
mudanças garantiram o bom comportamento em vôo da aeronave e, em setembro do
mesmo ano, ela foi transferida para a base de Martlesham Hearth
localizada perto de Woodbridge para a prática de testes oficiais.
No
entanto, o sistema de armas apresentou falhas e o pedido não resultou em
ordens de produção e o desenvolvimento do Vickers Tipo 161 não teve nenhum
seguimento .
O
Vickers Tipo 161 era um biplano de configuração de asa sesquiplana: a asa
superior descansava sobre a extremidade superior da fuselagem, enquanto a asa
inferior foi colocada baixo da fuselagem, ligadas por meio de uma viga de
suporte central e duas hastes em forma de "V” e mais duas colunas
verticais de cada lado, em forma de "I".
A
calda era fixada diretamente no conjunto das asas por dois elementos tubulares,
que possuíam elementos tubulares que apoiavam a parte central da fuselagem. As
várias estruturas eram ligadas umas nas outras por meio de cabos de aço , que
proporcionavam uma maior rigidez no conjunto.
A
unidade de motora instalada logo atrás da cabine era um Radial Bristol Júpter
versão VIIf, de um nove cilindros dispostos em uma única estrela arrefecida com
530 HP, equipado com uma hélice de quatro pás, de metal, dispostas em um
anel que proporcionava uma continuidade com a forma da fuselagem bipartida.
Mesmo
a aeronave no final tendo voado bem, o conceito foi abandonado e apenas um
protótipo foi construído.
Características
gerais:
Tripulação: Um
Comprimento:
7,16 m
Envergadura:
9,75 m
Altura:
3,76 m
Área
da asa: 25,1 m2
Tara:
1.051 kg
Peso
bruto: 1.520 kg
Velocidade
máxima: a 3.048 m 298 km / h
Leia
mais em: