✈ A Boeing vai apresentar asas com pontas dobráveis
para aviação comercial quando o avião 777X entrar em serviço no final de 2019.
Estes
dispositivos poderão se tornar comuns no futuro das aeronaves, aumentando a sua
envergadura em um esforço para reduzir o arrasto e queima de combustível.
O
777X tem quase 7,30 m a mais de envergadura do que o 777 devendo neste caso aperfeiçoar
a distribuição de pés nas decolagens e maximizar a eficiência de cruzeiro. Por
outro lado, dobrar as pontas das asas no chão mantém as aeronaves maiores
compatível com restrições de tamanho das pistas de taxiamento e portões
existentes.
Mas
a NASA está investigando se também a dobra da asa durante o voo
poderia ainda adicionalmente economizar mais combustível.
O
conceito spanwise Adaptive Wing (SAW) será testado no solo e em voo em uma
avaliação de viabilidade rápida sob o comando da NASA, o novo
projeto enquadra-se no programa de soluções convergentes da Aeronáutica. O
objetivo é mostrar que dobrando as seções da extremidade da asa para cima ou
para baixo pode aumentar a estabilidade e o controle de guinada, reduzir o
tamanho do leme, podendo melhorar sustentação e arrasto em transportes
supersônicos, aumentando a estabilidade, a capacidade de controle, e elevador
de compressão da asa. Isso já foi testado na década de 1960 no bombardeiro
XB-70 Valkyrie.
A
chave para o conceito SAW são os avanços que permitem produzir atuadores
compactos o suficiente para permitirem que o mecanismo de dobragem seja acomodado
no interior da secção fina da ponta da asa, de modo de não precisar modificar a
sua espessura o que ocasionaria um aumento do arrasto, diz Matt Moholt, NASA
investigador principal.
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(310) - Julho de 2017 (96.070)