✈ O
North American XB-70 foi um dos mais espetaculares aviões já criados pelo homem,
com seu design futurista e tecnologia pioneira é até hoje a maior aeronave a
ter voado acima de Much 3, impulsionada pelos seus seis motores a turboreactores de pós-combustão.
Os
custos propostos da aeronave, juntamente com mudanças tecnológicas, levaram ao
cancelamento do programa. Embora a proposta de uma frota de bombardeiros nunca
fosse concluída, dois protótipos voaram na década de 1960, realizando pesquisas
para o projeto de outras aeronaves supersônicas de grande porte.
O
XB-70 Valkyrie começou a ser projetado pela Força Aérea Norte Americana no
final da década de 1950. Com nada menos do que seis motores, este enorme bombardeiro
foi projetado para ser o primeiro avião com propulsão nuclear do mundo.
Porém as pesquisas iniciais acabaram revelando-se precipitadas e imprudentes. Em parte, porque os custos das pesquisas do projeto eram enormes, e por outro lado, porque não era difícil prever que instalar um reator nuclear em um avião militar seria a receita perfeita para um desastre sem precedentes.
Porém as pesquisas iniciais acabaram revelando-se precipitadas e imprudentes. Em parte, porque os custos das pesquisas do projeto eram enormes, e por outro lado, porque não era difícil prever que instalar um reator nuclear em um avião militar seria a receita perfeita para um desastre sem precedentes.
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A
idéia básica ficou conhecida como sustentação por compressão.
O
Valkyrie possuía imensas pontas de asa que dobravam para baixo e formavam
uma espécie de túnel sob a fuselagem, canalizando e direcionando as ondas de
choque.
As
ondas de choque que se formam nas bordas das asas dos aviões supersônicos podem
empurrar o avião para cima se as formas forem projetadas corretamente.
Particularmente em grandes altitudes, onde o ar é rarefeito, isso resultaria em
uma grande economia de combustível, o que foi confirmado por
experimentações, durante o desenvolvimento do projeto.
Os extremos da
ponta de cada uma das asas com 6,0 m poderiam ser movidos a um ângulo de 25 °
ou 65 ° para voos de alta velocidade. Embora não fornecesse estabilidade
direcional adicional, ele realmente ajudava a aumentar o coeficiente elevador
de compressão, que apoiava até 35% do peso total do avião em vôo.
O
resultado foi um avião capaz de voar três vezes a velocidade do som em direção
ao seu destino e ainda reservar combustível suficiente para voltar para casa.
Em
14 de outubro de 1965, o XB-70 o protótipo AV-1, alcançou sua velocidade de
projeto, os incríveis 3.219 km/h, a uma altitude de 21.300 m sobre a Base da
Força Aérea de Edwards, na Califórnia. Isto equivale a dizer que este “foguete”
não precisaria mais do que 13 h para dar uma volta completa ao redor do globo
terrestre.
Entre
1964 e 1969, dois protótipos do XB-70 foram construídos e usados em voos de ensaio
supersônicos. Voaram em dezenas de testes, que serviram de base dos sistemas de
alta velocidade e altitude desenvolvidos nos anos seguintes.
O SR-71
Blackbird e o Bombardeiro B-1B, para citar apenas dois, originaram-se
desta magnífica aeronave, cujo objetivo, único e exclusivo, era ser capaz de
realizar um ataque com bombas nucleares dentro do território soviético com
velocidade superior à qualquer interceptador ou míssil.
O seu trem de pouso era um show a parte, não só pelo fato de pesar 2.000 kg, mas pelo seu mecanismo de acionamento hidráulico, veja o vídeo abaixo:
O seu trem de pouso era um show a parte, não só pelo fato de pesar 2.000 kg, mas pelo seu mecanismo de acionamento hidráulico, veja o vídeo abaixo:
Em
1966 após uma colisão no ar, infelizmente, um dos protótipos, o AV-2 teve perda
total.
Em
17 de dezembro de 1968, ocorreu o último vôo supersônico do XB-70.
Em
4 de fevereiro de 1969, o AV-1, o sobrevivente, fez seu voo final para a Base
da Força Aérea de Wright-Patterson. Hoje é possível ver de perto em exibição ao
público no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, em Dayton.
Em
abril de 1972, a NASA completou e publicou um relatório de quatro volumes sobre
os dados de voo do B-70, coletados nesta viagem subsônica.
Características
gerais:
Tripulação: 2
Comprimento:
57,6 m
Envergadura:
32 m
Altura:
9.1 m
Área
da asa: 585 m 2
Aerofólio: Hexagonal; 0,30
Hex raiz modificada, 0,70 Hex modificado ponta
Peso
vazio: 115.030 kg
Peso
carregado: 242.500 kg
Capacidade
interna de combustível: 177.000 litros
Velocidade
máxima : Mach 3.1 (3.309 km / h)
Velocidade
de cruzeiro: Mach 3.0 (3.200 km / h)
Autonomia:
6.900 km em missão de combate
Teto
de serviço: 23.600 m
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(311) - Julho de 2017 (96.170)