✈John
Britten e Desmond Norman, fundadores da Britten-Norman iniciaram as atividades
da empresa focada no desenvolvimento de equipamentos para pulverização. No
início de 1960 eles voltaram sua atenção para design de aeronaves com
finalidades de transporte comercial.
BN-2 Islander |
Em
1963 o BN-2 Islander (bimotor) foi concebido, este seria o precursor do Trislander.
O
projeto Islander foi bem sucedido e a produção começou na Ilha de Wight, no
Reino Unido. De muitas maneiras, o Islander poderia ser considerado uma
versão de reduzida potência do Twin Otter, possui trem de pouso fixo e foi
projetado para operação em áreas remotas.
Ele
foi desenvolvido para ser uma alternativa de baixo custo para os velhos
biplanos britânicos DH-89A Dragão Rapide, que em 1937 equipavam
numerosas companhias de aviação comercial, entre elas a VARIG, no Brasil, e em
1945 a CTA (Companhia de Transportes Aéreos) em Portugal.
DH-89A Dragão Rapide |
O
Britten Norman Islander foi um sucesso de fato, foi o melhor avião comercial a
venda em sua época na Europa Ocidental.
O
Trislander seu sucessor, foi uma aeronave civil de 18 assentos, e o que a
torna diferenciada é o fato de ser impulsionada por três motores a pistão.
Começou a ser produzida na Ilha de Wight ao largo de Hapshire no sul da
Inglaterra, mais tarde também foram produzidos na Romênia e entregues via Bélgica
para certificação na Grã-Bretanha.
Em
11 de Setembro de 1970 o Trislander fez o seu primeiro vôo.
Desenhado
por John Britten e Desmond Norman o Trislander é o desenvolvimento mais
conhecido da Britten-Norman.
Ele
foi derivado do bimotor Islander, tendo sua fuselagem alongada, reforçada, trem
de pouso triciclo fixo e um terceiro motor acrescentado na linha central da
fuselagem em cima da barbatana.
O Trislander tem características excepcionais e de manuseio a baixa velocidade, resistência prolongada, aumento da carga útil, baixa assinatura de ruído e custos operacionais econômicos.
O Trislander tem características excepcionais e de manuseio a baixa velocidade, resistência prolongada, aumento da carga útil, baixa assinatura de ruído e custos operacionais econômicos.
Ainda
na euforia do sucesso desta aeronave, chegou-se a pensar em uma maior, com as
mesmas configurações motoras, mas esta intenção nunca saiu do papel.
Em
Julho de 1971 o primeiro construído entrou em serviço na Aurigny Air
Services Limited baseados em Guernsey.
Em
1982 a produção inicial cessou após 73 terem sido vendidos e entregues, com
mais sete Trislanders não vendidos, quando Pilatus Britten Norman vendeu uma
licença de fabricação para a Aviation
Corporation Internacional (IAC) da Flórida. A intenção da IAC era
de inicialmente construir 12 Trislanders (a serem conhecido
como Tri-CommutAir’s) a partir de kits de peças fornecidas pela
Britten-Norman antes de empreender a produção plena,, mas esses planos não
deram em nada.
Características
gerais:
Tripulação: 1
ou 2
Capacidade: 16
a 18 passageiros
Comprimento: 15,01
m
Envergadura: 16,15
m
Altura:
4,32 m
Área
da asa: 31,31 m 2
Tara:
2.650 kg
Max
peso descolagem: 4.536 kg
Motorização: 3
× Lycoming O-540-E4C5 arrefecidos a ar 260
cv cada
Hélices: duas
pás Hartzell HC-C2YK-2G / C8477-4, de
velocidade constante
Velocidade
máxima: 290 km / h ao nível do mar
A
velocidade de cruzeiro: 249 km / h a 4.000 m
Autonomia:
1.609 km
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Post
(323) - setembro de 2017